quarta-feira, 2 de março de 2011

Aproveite o Carnaval sem descuidar da saúde


Um dos dias mais esperados do ano, no Brasil, é a sexta-feira que antecede o Carnaval. Problemas com trabalho, finanças, saúde e até com o casamento são esquecidos durante o 'feriado da carne', em que a tristeza dá lugar à felicidade, e população, afinal, tem 'direito a uma alegria fugaz', como Chico Buarque definiu a data na famosa letra de 'Vai Passar'.
Pelo bem ou pelo mal – e é aí que mora o problema –, o Carnaval é o feriado dos abusos, dos excessos. Extrapolar nos amores, na dança ou, até, em ouvir música ruim não tem nada de mais. A dor de cabeça, literalmente ou não, pode surgir quando se ultrapassa outros limites, como, por exemplo, no álcool e nas drogas.
– A ingestão abusiva destas substâncias provoca alterações do comportamento, como diminuição dos reflexos, redução da percepção do perigo, euforia ou depressão. Com isso, nessa época, as pessoas ficam mais vulneráveis ao risco – observa a médica Juliana Vieira Gomes, que integra a equipe do programa Saúde em Dia da empresa de promoção à saúdeTopMed.
Mais que os prejuízos causados a própria saúde, essas alterações do comportamento, provocadas pelo consumo demasiado de drogas ou álcool, são as principais causas de outros problemas recorrentes no Carnaval, entre eles o sexo sem camisinha.
– Não vale a pena se arriscar porque muitas doenças sexualmente transmissíveis não têm cura, e trazem prejuízos para o resto da vida – alerta Juliana. 

Às vezes, no calor do momento e com algumas latas de cerveja a mais na cabeça, muita gente esquece, ou descarta, o uso do preservativo. Sífilis, gonorréia, hepatite e herpes são só alguns exemplos de doenças que podem ser transmitidas sexualmente. São necessários cuidados para não transformar uma 'ofegante epidemia, que se chamava carnaval', como definiu Chico, em uma epidemia – e ponto.

Cuidados com a alimentação:

Se você, assim como a maioria, está entre os que pretendem beber um pouco mais no Carnaval, cuidados com a alimentação são importantes. Beber de estômago vazio não é recomendável, e as barracas que vendem comida nas ruas nem sempre são confiáveis, dadas as más condições de armazenamento.

Por isso, o ideal é fazer uma refeição balanceada antes de sair de casa e, se possível, levar alimentos leves – tais como barra de cereais, frutas ou oleaginosas, como castanhas, nozes, amêndoas ou pistache – para comer a cada quatro horas.
Outra boa dica é manter-se hidratado. Para isso, recomenda-se a ingestão de seis copos de água por dia – e isso vale para o ano todo, não só para o carnaval. Para ajudar na hidratação, é aconselhável – apesar de pouco praticado – intercalar copos de bebida alcoólica com outro de água, o que pode evitar, ou minimizar, a ressaca do dia seguinte.
No dia depois da festa, deve-se priorizar o consumo de frutas, sucos e água de coco, que, por serem ricos em vitaminas e sais minerais, favorecem a hidratação e auxiliam a desintoxicação.
Exposição ao sol:
Pelo calor que costuma fazer no Carnaval, quando ainda é verão, é necessário tomar cuidados com exposição ao sol. Muita gente costuma ir à praia durante o feriado e, nesse clima de esquecer tudo, esquecem-se também da própria saúde. Proteger-se do sol é fundamental, tanto para adultos como para crianças. Usar protetor, assim como em outra épocas do ano, é fundamental.
Cuidados com as crianças:
Antes de aplicar qualquer tipo de maquiagem nas crianças, é preciso verificar se o produto pode causar alergia nelas. Sprays, espumas e serpentinas em lata também podem provocar reações alérgicas.

7 comentários:

  1. isso aí!!! Quem for pular carnaval tem que se cuidar!! Beijokas

    ResponderExcluir
  2. Tem que pular carnaval com saúde né.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  3. I do believe!!!
    ...
    eu adorei seu cantinho to te seguindo... tem sorteio no meu blogue... se quiser participar passa la...
    bjao

    ResponderExcluir
  4. É Vivi...o povo anda se rendendo muito aos feriados da carne mesmo...nunca gostei de folia, acho mesmo que o descanso nos 4 dias são melhores do que todo o resto!!!
    bela atitud de ajudar a divulgar dicas espertas.
    bjobjo

    ResponderExcluir
  5. Menina, desde pequena eu detesto carnaval, exceto pra ficar em casa quietinha, nunca gostei dessas folias e não entendo como que as pessoas podem gostar de tanta bagunça, enfim, cad aum com seu cada qual neh?

    Super beijo

    Juu e Mimi

    ResponderExcluir
  6. Adoooorei o post..super aproveitativo...
    Um bjo enorme e bom carnaval

    ResponderExcluir
  7. Ei Vivi, como eu não gosto de carnaval, nem me preocupo comigo, mas com as outras pessoas me preocupo muito, pois é um tempo de excessos e acho complicado isso! Beijos, minha linda....♥ te adoro!

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar "De tudo um pouco"
Fico muito feliz com o seu carinho. Volte sempre!
There can be miracles, when you believe!!!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

***A força
da sua inveja,
é a velocidade
do meu sucesso
e a certeza da minha Vitória!!!***