quinta-feira, 19 de maio de 2011

Adote um grande amigo!


Existem milhares de cães e gatos abandonados, precisando de lar e carinho. Saiba como fazer para adotar esses bichinhos


Conviver com animais de estimação – sejam cães ou gatos – faz bem para adultos e crianças, visto que esses companheiros são amorosos, divertidos e fiéis aos seus donos. E quando ao invés de comprar um bichinho você opta por adotar, a lealdade e a gratidão são maiores ainda! “No Brasil, há milhares de animais abandonados em abrigos, à espera de um lar. Por não receberem o carinho e a atenção necessários, ficam mais expostos a doenças”, comenta Carlos Rosolen, Presidente do PEA − Projeto Esperança Animal.
Um gesto de amor
A gerente de marketing Carlota Prado sabe bem o que é salvar a vida de um animal. Há alguns meses, ela foi a um pet shop e viu um gato muito magro e tristonho em uma gaiola. Soube que ele esperava por adoção há mais de um ano, porém, como já não era um filhote – tinha 2 anos −, ninguém se interessava pelo animal. Sem um dono que lhe desse carinho, sofria de depressão e não se alimentava. “Estava superdoente, tinha perdido dois dentes e o pelo estava caindo. Segundo a veterinária, não viveria mais que um mês”, lembra Carlota. Ela não resistiu e acabou adotando o gatinho. Levou ao veterinário, deu remédios, comida e muito amor. Depois de seis meses, ele já estava totalmente recuperado, miando feliz da vida pela casa. “A sensação de salvar uma vida é muito gratificante”, conta a gerente.

Como adotar
Para quem ficou interessado, é importante destacar que adotar é um processo mais fácil do que se imagina. “Basta ser maior de idade − se for menor, é preciso autorização dos pais ou responsáveis –, adorar animais e ter um grande coração”, conta a veterinária Cintia Tonelli, da ONG “Vira-lata é dez”. Essa e muitas outras ONGs do país têm utilizado a internet para divulgar e facilitar a adoção.

“Nas páginas de anúncios, colocamos as fotos dos bichinhos e o link para que o interessado entre em contato com o responsável pelo animal”, comenta Ana Gabriela de Toledo, fundadora da ONG “Quero um Bicho”, que recebe anúncios de todo o Brasil. “Caso você se interesse por um animal de outro estado, há formas de transportá-lo com segurança até sua casa”, conta Ana. No ato da adoção, é preciso assinar um termo no qual concorda em zelar pela alimentação, saúde e segurança do animal. Segundo Ana, esse documento permite que o doador retome o animal em caso de comprovação de negligência ou maus-tratos.
Cuidados com o novo amigo
— Assim que chegar em casa, coloque uma plaquinha na coleira, informando o apelido do bichano e o seu telefone pessoal. Se por acaso o bichinho se perder, será mais fácil devolver para você.
— Caso seu pet não tenha sido esterilizado, providencie a esterilização o mais rápido possível. “Dessa forma, você evita crias indesejadas e contribui para por um fim no ciclo de abandono de animais”, explica Ana. 
— Leve o animal ao veterinário para verificar se a vacinação e a vermifugação estão em dia.

Antes de adotar, lembre-se de que... 
... você deve cuidar do animal por toda a vida
Cães e gatos vivem aproximadamente de 10 a 12 anos. Além disso, os doentes ou mais velhinhos necessitam de cuidados especiais. “Esteja certa de que pode assumir essa responsabilidade”, alerta Cintia.

... é preciso ter espaço suficiente
Cães ficam deprimidos e desenvolvem distúrbios de comportamento quando vivem em ambientes muito pequenos.

... toda a família precisa aprovar 
Já pensou no clima se um familiar não gostar? Dor de cabeça, com certeza!

... um pet exige despesas
Bichos nos dão amor e alegria, mas também despesas com vacinas, medicamentos, ração de boa qualidade, além de cuidados veterinários.

... eles gostam de passear
Cães precisam de exercício. “Pense se terá tempo e vontade para caminhar pelo menos uma hora diariamente com ele”, lembra a veterinária. Caso contrário, adote um gatinho!

Quer adotar um amigão? Acesse: 
www.queroumbicho.com.br
www.viralataedez.com.br
www.adoteumgatinho.com.br
www.pea.org.br

Eu tenho 2 gatos e 1 cachorro adotados. São lindos, carinhosos e se adaptaram facilmente ao novo ambiente. Já tem mais de 1 ano.
Pra quem se interessar em adotar além dos locais informados acima, os grandes Pet Shops também tem diversos cães e gatos para adoção.  Normalmente são abandonados pelos antigos donos. 
Nós adotamos em 1 Pet Shop daqui da capital, na Cobasi. 
Vale a pena adotar!

    6 comentários:

    1. nem me fala, odeio caes e gatos abandonados!! mais eu prefiro gatos que cachorros! rsrsrs

      ResponderExcluir
    2. OI, ADORO SUA VISITAS LA NO MEU CANTINHO.AGORA JA PENSOU SE O NEGOCIO JA FUNCIONOU, E ME POSITIVO ESTA AQUI, SINCERAMENTE NEM PENSO NISSO, TENHO MEDO, MAS TO TRANQÜILA, SEGUNDA FEIRA EU DESCUBRO SE É NORMAL OU O QUE TA ACONTECENDO...
      AH, EU TENHO UMA VIRA LATA LINDA....
      MIL BJUSSS

      ResponderExcluir
    3. Oi!! adorei o seu blog e já estou seguindo!! Gostaria de te convidar para conhecer o meu, se gostar me segue!!! Bjão


      http://adoravelnecessaire.blogspot.com
      Twitter: @pathyamorinha

      ResponderExcluir
    4. Oi minha amiga linda, obrigada pelo carinho viu!!!!!!
      Muitos beijos e uma quinta abençoada!!!!!

      ResponderExcluir
    5. olá seja bem vinda, Seria bom vc seguir tb no meu outro blog no Cantinho Meu Bem. P/ participar do seu sorteio tem ke divulgar no twitter? eu até tenho mais não mexo e vou ate sair de lá.

      Beijos =D

      ResponderExcluir
    6. Se eu pudesse,eu adotaria váriossss cachorros!Adotar é tudibãooo!!!

      Bjosss e sinta-se à vontade na minha casa:
      http://nacasadapimenta.blogspot.com/

      ResponderExcluir

    Obrigada por comentar "De tudo um pouco"
    Fico muito feliz com o seu carinho. Volte sempre!
    There can be miracles, when you believe!!!

    LinkWithin

    Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

    ***A força
    da sua inveja,
    é a velocidade
    do meu sucesso
    e a certeza da minha Vitória!!!***