segunda-feira, 16 de maio de 2011

Evite problemas respiratórios

Vamos falar dos problemas respiratórios.
Eu sofria de problemas respiratórios. Tive asma desde os 15 anos de idade o que veio a ocasionar a minha parada cárdio respiratória aos 32 anos, que já contei nestes 2 posts:


Esse é o momento de esclarecer algumas dúvidas sobre inverno e doenças respiratórias.





Quando o frio chega, é sempre o mesmo transtorno: aumentam os casos de resfriados, gripes e alergias em crianças e adultos

(100% de votos positivos)

Ao contrário do que muitos acreditam, a culpa da alta incidência de gripes e resfriados durante o inverno não se deve exatamente às baixas temperaturas, mas, sim, à aglomeração de pessoas em lugares pouco ventilados. Um ônibus que costuma andar com as janelas abertas durante o verão, por exemplo, fica mais abafado nos meses de frio, facilitando a proliferação de vírus e bactérias.
Para a pneumologista Mônica Corso Pereira, membro da Sociedade Paulista de Pneumologia, a melhor forma de evitar o aumento das infecções virais dessa época é a vacinação contra a gripe e a pneumonia. “Essas vacinas são disponibilizadas pela rede pública de saúde para os grupos mais afetados pelas doenças, como os idosos, mas é bastante recomendável que o resto da população procure uma clínica particular e também faça uso delas”, orienta a médica.
Asmáticos, fumantes e pessoas com problemas respiratórios como enfisema e bronquite crônica devem ter cuidados redobrados durante o inverno. Como elas já têm a saúde respiratória debilitada, as baixas temperaturas características da estação podem ser mais prejudiciais. Cardíacos e quem possui problemas renais também merecem um cuidado especial.
Pessoas alérgicas devem evitar bichos de pelúcia, tapetes e cortinas de tecido, por serem objetos que geralmente não ganham a atenção extra de que precisam na hora da limpeza. Nesse sentido, tê-los por perto significa contribuir para o desencadeamento de doenças respiratórias. Se possível, mantenha a decoração o mais simples possível, facilitando a limpeza.
Para evitar problemas respiratórios durante o inverno, o segredo é apostar na limpeza, na circulação do ar, na umidade e no fortalecimento das defesas naturais do corpo. Confira algumas medidas simples que podem ajudar na prevenção de doenças nessa estação:
1. Mantenha uma dieta equilibrada, com muitas frutas e legumes – são as vitaminas desses alimentos que fortificarão as defesas naturais do seu organismo.
2. Pratique atividades físicas regularmente, como caminhadas, pilates e exercícios aeróbicos.
3. Consuma bastante líquido, mesmo que a sede diminua de modo significativo durante o frio.
4. Evite aglomerações e locais fechados sempre que possível – esses ambientes, abafados e sem ventilação, propiciam a proliferação de vírus causadores de gripes.
5. Durma em um quarto limpo. Se for alérgico, troque a vassoura, que espalha muito a poeira, pelo pano úmido.
6. Mantenha a casa arejada, com janelas e cortinas abertas por, pelo menos, algumas horas por dia.
7. Use umidificadores de ar ou toalha molhada no quarto à noite para diminuir a baixa umidade do ar, prejudicial às vias respiratórias.
8. Lave cobertores, mantas e casacos que ficaram guardados por muito tempo antes de usá-los novamente.
9. Higienize as mãos várias vezes por dia.
10. Mantenha o interior do carro limpo. Muita gente cuida da casa, mas esquece que o carro também pode se transformar em um paraíso dos ácaros
Com esses cuidados, enfrentar o inverno pode ser mais simples e muito mais saudável. Previna-se!

    9 comentários:

    1. meninaaa
      quanta dica legal, eu tenho asma, minha filha rinite alérgica e essa fase do ano a coisa começa a complicar lá em casa sabe... já anotei as dicas, levo todas comigo, amei teu post
      bjim

      ResponderExcluir
    2. Esse post foi pra mim, estou passando muito mal com um resfriado que peguei, agora é uma tosse que me deixa sem forças, rsrs.
      Gostei do post!

      um grade beijo,
      Andréa....

      ResponderExcluir
    3. Essa época do ano é cruel pra mim, que tenho todo o tipo de "iti" (sinusiti, reniti...)possível rs!!

      O que me ajuda muito é o nebulizador. Santo amygo!

      bjs!

      www.espacogattena.blogspot.com

      ResponderExcluir
    4. oi querida..é horrivel mesmo né...eu tenho renite...ja é de bom tamanho viu...mas no frio é cruel...heheh...mas dou um jeitinho pra respirar....gosto de passar vick pra eu dormir melhor...Ah vc viu que eu ganhei la no blog da néinha..to hiper feliz....tenha uma linda semana..bjinhos fik na paz...to com saudades de nossas conversas...não vejo a hora de por net de novo em minha casa...bjinhos se cuida ta bom

      ResponderExcluir
    5. Ai, eu sou uma dessas pessoas q tem rinite, bronquite e td q tem ite no final rs, vivo morrendo com falta de ar, adorei as dicas! Bjusss!

      ResponderExcluir
    6. Graças a Deus não tenho nada... vc nasceu primeiro e pegou tudo kkk
      bjs

      ResponderExcluir
    7. . ótimas dicas, meu anjo querido, eu já acordo atacada, com coriza e não consigo trabalhar com tanta roupa me sufocando, aff! fora a vontade absurda de comer comer comr, risos mil.
      . Estou tentando retribuir as visitas e elegi como prioridade as 100 top comentarista do meu blog de emagrecimento e vc está por lá, com a graça de Deus vc é um anjo sempre presente e constante em minha vida, obrigada pelo carinho.
      . Beijinhos mil.
      . Excelente semana para você, seus familiares e amigos queridos.
      . Fique com DEUS e um pensamento carinhoso: “Amo como ama o amor. Não conheço nenhuma outra razão para amar senão amar. Que queres que te diga, além de que te amo, se o que quero dizer-te é que te amo?” Fernando Pessoa.
      . Meus blogs:
      http://augusta-emagrecendo.blogspot.com/
      (trajetória do meu emagrecimento)
      http://vitrineaugusta.blogspot.com/
      (com looks, dicas e interação com blogueiras)

      ResponderExcluir
    8. Este comentário foi removido pelo autor.

      ResponderExcluir
    9. Aiii
      desculpa,
      confundi total teu blog
      achei que era da outra Vivi hehe
      desculpa mesmo,
      mas valeu por ter conhecido

      beijão

      ResponderExcluir

    Obrigada por comentar "De tudo um pouco"
    Fico muito feliz com o seu carinho. Volte sempre!
    There can be miracles, when you believe!!!

    LinkWithin

    Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

    ***A força
    da sua inveja,
    é a velocidade
    do meu sucesso
    e a certeza da minha Vitória!!!***