terça-feira, 3 de maio de 2011

Leite: fundamental ou dispensável?


Especialistas divergem sobre necessidade de a bebida fazer parte da dieta

(60% de votos positivos)
Desde pequenos, ouvimos que o leite é importante para o desenvolvimento. Porém, será que ele continua sendo fundamental na vida adulta? A questão é polêmica e, enquanto a maioria dos especialistas defende a bebida, por ser rica em nutrientes, outros acreditam que o leite de animais como a vaca deve ser dispensado da dieta por gerar reações alérgicas.
Para a presidente da Associação Brasileira de Alergia e Imunopatologia (Abai), Ana Paula Castro, as pessoas sem problemas relacionados ao consumo do leite não têm por que deixar de ingerir a bebida.
Já a especialista em nutrologia clínica Denise Carreiro argumenta que o cálcio não é o único responsável pela formação da massa óssea. Ele compartilha esta função com mais de 20 outros nutrientes que o leite da vaca não possui.
“No Japão, as pessoas não possuem o hábito de tomar leite, e os índices de osteoporose são baixos. Como fica isolado, o cálcio lácteo não se fixa tão bem quanto o de cereais integrais – arroz, milho, aveia, trigo –, feijões (feijão, ervilha, lentilha, grão-de-bico) legumes e verduras. Por isso, ele é dispensável”, explica.

Reações alérgicas ao leite

Segundo Denise, são 25 as reações que uma pessoa pode ter ao ingerir a bebida. Elas são causadas pela dificuldade em absorver certas proteínas que são estranhas ao nosso organismo. Essas substâncias entram na corrente sanguínea, deixando a pessoa mais vulnerável a doenças, afirma a especialista.
“Claro que a avaliação precisa ser individualizada, no consultório, mas já acompanhei inúmeros pacientes com problemas como rinite, sinusite e gastrite que, poucos meses após abandonarem o consumo de leite, deixaram de apresentar os sintomas alérgicos”, diz.
Ela cita um estudo publicado em 2001 no "Jornal de Pneumologia", da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia, que envolveu 17 crianças com pouco mais de um ano de idade alérgicas a leite de vaca. Todas tiveram problemas como asma e faziam ruídos durante a respiração após começarem a beber o líquido. Os sintomas sumiram quando elas passaram a ingerir alimento de soja.


6 comentários:

  1. Bom dia!

    Eu acho que o leite de vaca na maioria das vezes é mais prejudiicial que bom, mas não consigo ficar sem um leitinho bem quente com café!!

    bjos e um ótimo dia!

    ResponderExcluir
  2. Oi, Vivi!

    Dispensável ou não eu amo leite e não fico sem.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Eu amo leite... tomo todo santo dia... não fico sem...
    bjs

    ResponderExcluir
  4. Oii vivi adorei o post, super legal mesmo adoro leite rsrs
    Beijão.

    ResponderExcluir
  5. Por experiência própria, acho q não faz falta alguma. Minha nutri cortou o leite, seus derivados e traços e me sinto bem melhor. Ás vezes consumo os derivados mas se exagero acabo ficando com gases. afe!!!

    bjos,

    ResponderExcluir
  6. Muito muito interessante esse post.
    Meu filho mais velho, quando era bebezinho, tinha alergia ao leite de vaca. Regugitava.
    Depois isso passou.
    Mas ele tem um rinite crônica, que fico super penalizada.
    Será que o leite ainda faz mal pra ele?
    Vou fazer o teste.
    Xeros

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar "De tudo um pouco"
Fico muito feliz com o seu carinho. Volte sempre!
There can be miracles, when you believe!!!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

***A força
da sua inveja,
é a velocidade
do meu sucesso
e a certeza da minha Vitória!!!***