sexta-feira, 3 de junho de 2011

Alimentação sem carboidrato é a melhor saída?


Você com certeza já ouviu falar ou mesmo já experimentou a dieta das proteínas, certo? É tentador para quem quer emagrecer saber que existe a possibilidade de emagrecer rápido, podendo comer carnes, leite e derivados, ovos, bacon e outros alimentos ricos em proteínas e gorduras sendo o único sacrifício, deixar de comer o carboidrato. Quantos não pensaram assim: Ah, será apenas por um tempo!

Realmente é possível ter o resultado desejado, pois o carboidrato é primeira fonte de energia utilizada para o corpo, excluindo ou diminuindo o consumo desse nutriente, o organismo passa a utilizar a proteína e a gordura como energia, alterando o metabolismo dos carboidratos.

Mas isso pode trazer muitos prejuízos a saúde. Consumir uma grande quantidade de proteína pode comprometer os rins, já o consumo excessivo de gorduras, pode elevar os níveis de colesterol e triglicérides no sangue, que leva a um maior risco de doenças cardiovasculares. 

E se ainda não houver o consumo de legumes, verduras e frutas poderá acarretar a deficiência desses nutrientes, ocasionando outros prejuízos.

Para que o organismo trabalhe corretamente é preciso ter uma alimentação balanceada, com qualidade e na quantidade adequada. Restringir ou excluir o carboidrato significa comer de forma desiquilibrada.

Sem contar que o cérebro precisa do carboidrato diariamente, então pode comprometer a integridade do sistema nervoso central também. Além disso, é comum ouvir de pessoas que já experimentaram esse tipo de dieta notarem alterações de humor, impaciência, irritabilidade e outras sensações desagradáveis.

Quanto a consumir os carboidratos até ás 18:00 horas, é importante que se faça o jantar de forma balanceada, já que é uma das refeições principais, por isso o carboidrato deve fazer parte. O segredo é saber a quantidade certa de consumir e fazer opções de fontes saudáveis, exemplos : arroz ou pães integrais, aveia, batata, etc.

Por estes motivos apresentados, pense bem antes de fazer qualquer dieta, analise se ela é benéfica a curto, médio e longo prazo e se o seu resultado será bom para sua estética e saúde. Talvez perceberá que não é a melhor saída tirar o carboidrato.
Por:
Roberta dos Santos Silva 
Nutricionista-chefe do programa Cyber Diet, formada pela Universidade Católica de Santos CRN-3 14.113




6 comentários:

  1. Olá quero te agradecer por sua amizade. Estou adorando ver seu jeito seguidora de ser. Vc é bem presente. Tem sido uma ótima amiga e blogueira. Sempre tem vindo me visitar e tb não deixa de comentar. Gosto muito de pessoas assim. Sempre que leio seus comentários penso, nossa ela é tão prestativa, tem vindo me ver e é muito legal. Desejo sucesso p/ eu blog. Um beijo grande minha amiga =)

    ResponderExcluir
  2. Eu não consigo ficar sem arroz.... comer so salada e carne não é comigo kkk
    bjs

    ResponderExcluir
  3. Tem selinhos para você la no blog!

    http://simararosado.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Oi, Viviu é agora é so treinar!! Adoro vc la no meu cantinho!!! Ah! olha mesmo de RA, não fico sem o carboidrato, ainda bem que a minha nutricionista liberou com moderação... bjussss

    ResponderExcluir
  5. Viviane ótima dica primeira coisa que a pessoa pensa qdo inicia um regime é cortar os carboidratos eu mesmo fui assim,mais é ele que da energia ao corpo,bjos e obrigada pela visitinha,
    Ivanildes
    @esmaltesdafia

    ResponderExcluir
  6. Oi, Vivi!

    para mim a reeducação alimentar é a melhor saída. Temos que perceber a importância de comer bem, comer de tudo, sem exageros, para ter uma vida mais saudável e prazerosa. Estas dietas que restringem determinados alimentos não são uma boa saída.

    Beijos!

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar "De tudo um pouco"
Fico muito feliz com o seu carinho. Volte sempre!
There can be miracles, when you believe!!!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

***A força
da sua inveja,
é a velocidade
do meu sucesso
e a certeza da minha Vitória!!!***