sábado, 4 de junho de 2011

Invertendo os papéis

Famílias adotam um novo perfil, no qual o marido cuida da casa e dos filhos enquanto a esposa sai para trabalhar


Foi-se o tempo em que o homem era o chefe do lar e saía cedo para o trabalho, enquanto a mulher ficava em casa, responsabilizando-se pelas crianças e pelas tarefas domésticas. Agora, é comum encontrar homens que ajudam suas esposas, trocam fraldas, lavam louça e passam aspirador de pó. Essas e outras atividades, antes exclusivamente femininas, hoje também são executadas por eles, e o que é melhor: com muita naturalidade.
Mas a mudança na organização das famílias vai além. Atualmente, muitos homens permanecem em casa e assumem a responsabilidade pelos serviços domésticos e o cuidado com os filhos, enquanto as esposas saem para trabalhar. Eles preparam o almoço, arrumam as camas, fazem compra no supermercado, ajudam na lição de casa dos filhos e levam a turminha para a escola.

Uma relação delicada

Em alguns lares, essa inversão de papéis acontece por imposição das circunstâncias. Geraldo Matos, por exemplo, passou a fazer os serviços da casa e a cuidar dos filhos desde o ano passado, quando ele e sua esposa Regina fecharam a loja em que trabalhavam juntos. Ela foi trabalhar como secretária, mas Geraldo não conseguiu um emprego. Por isso, coube a ele assumir as tarefas do lar. “No período da manhã, limpo a casa e preparo o almoço. Depois que levo a criançada para a escola, coloco as roupas na máquina de lavar e preparo o jantar”, conta.
“Quando a inversão de papéis ocorre por necessidade, a questão é delicada. Como a mulher passa a trazer o dinheiro para dentro de casa, o homem pode se sentir inferiorizado. Esse é um momento delicado da relação, é preciso que o casal converse muito. A mulher deve valorizar seu marido, fortalecendo sua autoestima”, explica a terapeuta de casais Sheiva Rocha, psicanalista da Aperj (Associação Psicanalítica do Estado do Rio de Janeiro).
Em outras famílias, no entanto, a inversão de papéis ocorre por opção do casal. É o caso do professor de inglês Mauro Sibério. “Como a escola em que leciono é perto de casa, consigo conciliar o trabalho com as tarefas domésticas e os cuidados com as crianças. Já minha esposa trabalha longe, sai muito cedo e retorna tarde”, comenta Mauro. Ele ficou craque nos serviços domésticos: lava, passa, limpa a casa e prepara uma comida deliciosa! “As crianças adoram os pratos que eu preparo”, conta, todo orgulhoso. “É importante que o marido e a esposa possam se realizar tanto profissional quanto afetivamente. É ótimo que alguns pais se libertem de preconceitos e optem por ficar em casa para conviver mais com seus filhos. Porém, essa decisão só acontece quando o casal tem uma relação madura e equilibrada”, afirma a terapeuta.

Tempero prático e saboroso!

Hoje, os homens desempenham as mesmas atividades que as donas de casa: lavam as roupas, cuidam dos filhos e até cozinham. Para preparar pratos deliciosos e facilitar o trabalho na cozinha – tão intenso que, muitas vezes, não dá tempo sequer de picar a cebola ou refogar o alho −, Knorr Meu Arroz e Knorr Meu Feijão são grandes aliados. Fáceis de usar, eles dão um toque especial de sabor à sua receita do dia a dia. 
O Meu Arroz deixa o arroz solto, branquinho e com sabor bem caseiro. E para quem gosta de congelar alimentos, o Meu Feijão é maravilhoso! Basta acrescentar o tempero ao feijão depois de descongelado e perceber a incrível diferença. Pelo sabor, aroma e cor do alimento, parece que ele acabou de sair da panela de pressão!
 

    5 comentários:

    1. Aqui em casa essa inversão de papéis não ia dá certo, não...hehehe...beijos, Vivi, bom domingo!

      ResponderExcluir
    2. Oiii amigaaa ....estou de volta,euzinha aqui andei jacando muito ...mas vou tomar vergonha .vim te desejar uma ótima semana e te deixar um grande bjo !

      ResponderExcluir
    3. . Oi Vivi! põe relação delicada no assunto! risos.
      . ganhei outro sorteio da blogosfera, fiquei mega feliz e contei no meu blog hj, risos.
      . Não sei se já te avisei, mas só estou conseguindo navegar e comentar nos blogs do blogger graças ao novo navegador da internet que baixei, google chrome, estou usando no lugar do internet explorer, também pode-se usar os dois concomitantemente se quiser, resolveu todos os problemas que eu vinha tendo com o blog, caso seja do seu interesse segue link para download: http://www.google.com/chrome/eula.html?hl=pt-BR
      . Se vc não quiser usá-lo, deixe seus comentários formatado da seguinte maneira: configurações/comentários/selecione a opção janela pop up, MUITAS blogueiras, inclusive eu antes de baixar o google chrome, só estão conseguindo comentar nesse formato.
      . Beijinhos mil. Excelente semana novinha para você, seus familiares e amigos queridos. Fiquem com DEUS e um pensamento Nele: “Todos nós temos necessidades de nos sentirmos seguros, eis o segredo: viver abandonado no amor misericordioso que Deus tem por cada um de nós. Deixemo-nos, hoje, ser amados pelo Senhor”.
      . Meus blogs:
      http://augusta-emagrecendo.blogspot.com/
      (trajetória do meu emagrecimento e manutenção)
      http://vitrineaugusta.blogspot.com/
      (variedades com: looks, dicas e interação com blogueiras)

      ResponderExcluir

    Obrigada por comentar "De tudo um pouco"
    Fico muito feliz com o seu carinho. Volte sempre!
    There can be miracles, when you believe!!!

    LinkWithin

    Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

    ***A força
    da sua inveja,
    é a velocidade
    do meu sucesso
    e a certeza da minha Vitória!!!***