quarta-feira, 22 de junho de 2011

Ordem na despensa


Saiba como deixá-la bem organizada e previna desperdícios


Manter a despensa arrumada facilita − e muito − a rotina da casa. Com os itens estocados, você evita idas diárias ao supermercado e ainda utiliza os produtos antes de passarem da data de validade. Resultado: economia de tempo e dinheiro, além de uma vida mais tranquila. Aprenda com Irene Loureiro, consultora da empresa Benfatto Organiza, como deixar o espaço sempre em ordem.

Cada coisa no seu lugar

O ideal é guardar alimentos na despensa, itens de limpeza na área de serviço e os de higiene no próprio banheiro. “Mas se não tiver espaço suficiente, coloque-os em lados opostos da prateleira, o mais distantes possível. E lembre-se: para preservar a qualidade dos produtos, a despensa deve ser seca e arejada”, avisa Irene.

Alimentos

  • Divida as prateleiras conforme a categoria. Por exemplo: use uma prateleira para massas e grãos, outra para AdeS e demais bebidas, a terceira para latarias, e assim por diante.
  • Guarde nas prateleiras do alto os produtos pouco usados. Na parte de baixo, por sua vez, coloque aqueles mais pesados.
  • Posicione os alimentos conforme a data de validade: os que vencem logo devem ficar à frente, para que sejam consumidos o quanto antes.
  • Reúna as embalagens já abertas em uma bandeja, à frente, para facilitar a visualização. “Se possível, guarde esses alimentos em embalagens de vidro ou plástico transparente, evitando que estraguem. Por fora, coloque uma etiqueta, identificando o produto e a data de validade”, aconselha a consultora.
  • Coloque os itens pequenos,  em uma caixa ou vasilha plástica. É mais fácil encontrá-los quando estão em um mesmo lugar.
  • Transfira temperos e especiarias já abertos para uma embalagem bem fechada, de preferência transparente. Coloque por fora uma etiqueta, identificando o produto e a data de validade.
  • Segundo Irene, os alimentos perecíveis, como frutas, verduras e legumes, devem ser guardados na cozinha, e não na despensa.


Artigos de limpeza

Estes itens têm cheiro forte e devem ficar longe dos alimentos.Separe as prateleiras conforme a utilização: uma prateleira para o amaciante,sabão em pó e demais produtos para roupas, e outra para os de limpeza da casa.
  • Esponjas e outros itens pequenos podem ser agrupados em uma vasilha plástica.
  • Posicione os produtos abertos à frente.
  • Deixe fora do alcance das crianças os produtos tóxicos, por exemplo, os alvejantes. “Uma boa solução é colocá-los na prateleira do alto”, sugere a consultora.


Produtos de higiene

Também têm cheiro forte e precisam ficar longe tanto dos alimentos quanto dos itens de limpeza.
  • Organize conforme o cheiro: shampoo, sabonete e cremes em uma prateleira, pasta dental, papel higiênico e absorventes na outra, e assim por diante.
  • Posicione os produtos menores e aqueles com data de vencimento próximo bem à frente, para facilitar a visualização.


Manutenção

  • Limpe a despensa antes de fazer as compras, pois as prateleiras vazias facilitam o serviço. Aproveite para fazer a lista de compras, anotando os itens que faltam.
  • De acordo com Irene, não há necessidade de forrar as prateleiras. Na hora da limpeza, use pano úmido com detergente; em seguida, passe outro pano úmido e, por fim, seque bem.
  • Quando chegar das compras, lave as latarias com água e sabão e enxugue-as antes de guardá-las. Nas demais embalagens, passe um pano com álcool.

7 comentários:

  1. Amiga minha dispensa vive arrumadinha, porque até mesmo se ela não estiver arrumada eu me perco..rsrsrsrs, olha estou muito feliz por ter ganhado o sorteio e já enviei o email, imagina eu ganhe o da mococa tbm heim...kkkkk, beijocas linda, meu e do João, e claro que sempre faço suas receitas que são maravilhosas, João ama.

    ResponderExcluir
  2. Vivi, as dicas são boas mesmo, e teem que ser seguidas para a nossa economia e higiene.
    Xeros

    ResponderExcluir
  3. Muito boas dicas! Amei!
    Bjo, Tatty

    http://www.suspirofashion.com/

    ResponderExcluir
  4. Adorei este post... Eu costumo seguir essas regrinhas, o problema é que qdo a empregada vai limpar, ela tira tudo do lugar e eu fico meio louca, totalmente perdida... (rss)... ai,ai

    Beijos!

    www.amenidadesdekelly.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Oiamiga qt tempo...estava com saudades...como vc está???


    Olha em questão de arrumação eu sou uma chata...faço do jeitinho que vc colocou ai...só oq faço de diferente é arrumar a dispensa antes...eu arrumo só qd as compras chega em casa...
    oBRIGADA PELA DICA..


    Bjos

    ResponderExcluir
  6. Vi essas dicas são excelentes para mantermos a organização na nossa casa.
    Bjks

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar "De tudo um pouco"
Fico muito feliz com o seu carinho. Volte sempre!
There can be miracles, when you believe!!!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

***A força
da sua inveja,
é a velocidade
do meu sucesso
e a certeza da minha Vitória!!!***