terça-feira, 28 de junho de 2011

Vá de escada!


Alternativa econômica e saudável, a escada é a melhor escolha na hora de se exercitar e até emagrecer, deixando o uso do elevador de lado.
Três lances de escada equivalem a 10 minutos de caminhada moderada. A atividade torna a respiração ofegante, fortalece as pernas e endurece o bumbum.
Subir de escada é um exercício intenso.
Mas de nada adianta adaptá-la a uma rotina comum, subindo uma só vez ao dia, por exemplo, usando bolsas e salto, como quem vai para o trabalho. A bolsa, dependendo do peso, pode inclinar o tronco e elevar o risco de lesão na coluna. Sapatos de salto podem sobrecarregar os joelhos ao descer.
Para se obter algum resultado muscular e potencializar os efeitos, a escada tem de se tornar um instrumento de atividade física, usando uma roupa e um calçado adequado para tal prática.
O ideal é que a escada seja utilizada para subir e descer, como uma espécie de treino intercalado. 
O treino pode se tornar ainda mais efetivo quando a subida é feita de dois em dois degraus, com o piso firme do calcanhar, abdômen contraído e tronco ereto. Isso trabalha o bumbum de maneira similar ao exercício de agachamento, feito com a ajuda de aparelhos nas academias.
A subida da escada exige fôlego e trabalha o condicionamento cardiovascular. Na descida se recupera a frequência cardíaca. Subir e descer é a combinação ideal, pois o corpo terá menos tempo para se recuperar, o que melhora os benefícios para o coração e eleva o gasto calórico.
Entretanto, os exercícios com a escada não são recomendáveis a todos. O treinamento é indicado para pessoas que já tem uma vida direcionada ao exercício físico, não sedentária.
Pessoas obesas por exemplo, não devem investir na modalidade caseira para exterminar as gorduras. Durante a subida, a atividade impõe um trabalho aeróbico considerável e força o coração. Sem indicação ou avaliação médica, é possível que hajam complicações e riscos desnecessários durante o exercício.
Para quem tem sobrepeso, a subida é relativamente tranquila, mas exige do coração. Na descida, o movimento desloca o centro de gravidade do corpo e pode sobrecarregar o tendão patelar, lesionar o joelho ou provocar desgaste da coluna. Uma avaliação física é necessária para escolher a atividade mais adequada para quem se enquadra nesse perfil.

Para os já habituados, o mínimo sugerido por educadores físicos é dedicar 30 minutos do dia movimentando o corpo em prol da saúde. Para perder peso, no entanto, o tempo deve ser dobrado: 60 minutos de exercícios, ao menos 3 vezes por semana.


11 comentários:

  1. Otima dica e um excelente hábito! Sempre que posso troco o elevador pela escada. Como moro proximo ao centro da minha cidade, prefiro ir caminhando do que ir de carro e gastar com estacionamento, ficar irritada com o transito. São pequenas atitudes que fazem toda a diferença!

    bjs!

    www.espacogattena.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Ola Vivi! Acho que ja comentei por aqui!

    gostei da dica e surgiu uma duvida, sera que vale pra gravida tb?

    bjinhos

    ResponderExcluir
  3. Adorei a dica,agora só preciso de uma escada hehe!Bjos e saudades de vc!

    http://nacasadapimenta.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Eita tenho tanta escada em casa... vou aproveitar
    bjs

    ResponderExcluir
  5. é por isso q não largo meus seis andares diários kkkkk já q não consigo me acertar na AF pelo menos isso eu faço né
    bjokas

    ResponderExcluir
  6. É um excelente alternativa!!!! Passando pra fazer uma visitinha e deixar beijinhos!!!!!

    ResponderExcluir
  7. boa opção! no meu predio tem mtas escadas! ^^
    adorei seu blog! to seguindo vc!

    ResponderExcluir
  8. rsrsrs
    Vou tentar!!!
    JURO!!!
    Acho que isso vai ajudar no meu projeto "Verão sem burca" rsrsr

    Bjokas

    ResponderExcluir
  9. Oi Vivi,

    Gostei da dica !! No meu caso ainda não posso mas em breve vou utilizar esta aletrantiva barata e eficiente!! rsrs

    bjos,
    http://buscandoamaternidade.blogspot.com

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar "De tudo um pouco"
Fico muito feliz com o seu carinho. Volte sempre!
There can be miracles, when you believe!!!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

***A força
da sua inveja,
é a velocidade
do meu sucesso
e a certeza da minha Vitória!!!***