segunda-feira, 18 de julho de 2011

Especialistas explicam as diferenças entre alimentos diet, light e zero


Produtos light, diet e zero costumam causar confusão na hora da compra. E as opções aumentam a cada dia. Afinal, qual deles não contém açúcar, gordura e ajuda a emagrecer? O que é mais indicado para cada caso? Muitas pessoas não sabem, mas alguns alimentos light ou diet podem ser tão ou mais calóricos que os normais.
Para tirar essas dúvidas frequentes, o programa Bem Estar desta recebeu o endocrinologista Alfredo Halpern e a nutricionista Amanda Poldi, diretora do departamento técnico da Associação Brasileira das Indústrias de Alimentação (Abia) e uma das maiores especialistas em rotulagem do país.
Segundo Amanda, é fundamental prestar atenção nos rótulos e nas porções consumidas. E um mesmo produto pode ser light, diet e zero, já que uma categoria não exclui a outra. Por isso, deve-se verificar qual é o ingrediente que está tornando determinado alimento reduzido ou ausente de algo.
Os itens light apresentam uma diminuição de 25% em algum componente se comparado com o original. Podem ser calorias, açúcares, gorduras, sódio ou outros nutrientes. Na pipoca light, por exemplo, a diferença de calorias, gorduras e carboidratos é pequena. A margarina tem menos da metade das gorduras e calorias que a normal. Já o sorvete light é feito com menos carboidratos e quase metade das calorias, porém concentra mais que o dobro de sódio.
Alimentos zero são os que contêm uma quantidade não significativa de algum item em relação ao tradicional. O refrigerante light ou zero tem zero caloria, mas a quantidade de sódio é maior.
O diet, por sua vez, é recomendado para dietas especiais, como a de pacientes diabéticos. Costuma ter menos carboidrato, açúcar, gordura ou sódio. Entre o chocolate light e diet, por exemplo, a diferença é pequena: o diet contém mais gordura e carboidrato que o normal, e pode ser mais calórico. Já o zero não tem açúcar nem lactose, além de menos calorias e carboidratos.
Segundo Halpern, 1 grama de gordura concentra 9 calorias, contra 4 calorias em 1 grama de carboidrato. O especialista também recomendou conferir sempre o valor energético dos produtos e não exagerar, pois aí os benefícios se perdem e pode haver o efeito contrário.


8 comentários:

  1. Oi Vivi

    Foi bom abordar este assunto que costuma causar muitas dúvidas...
    Igual eu costumo tomar coca light..mais tem uma grande quantidade que de sódio que não é bom,né!!

    beijos e ótimo inicio de semana

    ResponderExcluir
  2. já cai na pegadinha dos produtos light e diet e agora não caio mais hehehe... com o tempo ficamos espertinhas! bjus!!!!

    ResponderExcluir
  3. Hummm, adoramos seu bloguinho, mto bom termos dicas para as comadres manterem a saúde em dia!

    Bjinho das comadres!

    ResponderExcluir
  4. Eu adoro esse programa da Globo... tem assuntos muito bons... bjs

    ResponderExcluir
  5. eu não como nada dessas coisas rsrs
    Beeijos
    @Beellyf
    http://www.bellyfcherry.com

    ResponderExcluir
  6. Muito bom ...
    Nada de dúvidas!


    Beijos ...

    Elaine ❤

    http://useihoje.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Olá amiga vim te agradecer sua atenção,seu carinho e sua paciência em me explicar vc me ajudou muito obrigada amiga de todo coração,se algum dia precisar de mim pode comigo contar,bjus amigona.
    http://blogdasonhagleide.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Oi Vivi, obrigada pela visitinha, adorei, eu estou seguindo com a conta do twiter também, amei o artigo, nada como a orientação de uma especialista como vc, super útil, beijos.

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar "De tudo um pouco"
Fico muito feliz com o seu carinho. Volte sempre!
There can be miracles, when you believe!!!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

***A força
da sua inveja,
é a velocidade
do meu sucesso
e a certeza da minha Vitória!!!***