quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Pasmem : Sal não faz mal aos cabelos!!

Pessoal, falta só 1 semana para encerrarem as inscrições pro Mega sorteio de 40 itens de cosméticos aqui do Blog. Se ainda não estiver participando não fique de fora dessa, clique AQUI e se inscreve!!! 
E em breve estarei lançando o 2º sorteio de um kit contendo 1 alicate e 2 esmaltes MERHEJE. Fiquem ligados...


Mudando de assunto, acabei de ler essa matéria e resolvi mostrá-la para vocês porque eu sempre usei shampoos sem sal achando que os outros prejudicavam meus cabelos, mas vi agora que isso é mito!
A campanha contra o uso de sal nos produtos para cabelos cresceu muito de uns anos para cá. No entanto, estudo realizado por pesquisadores da Universidade Federal de São Paulo (USP) e a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), concluíram que essa substância não causa malefícios aos cabelos.
Embora o cloreto de sódio (substância contida no sal) seja utilizado para realizar a limpeza e aumentar a viscosidade dos fios, as campanhas publicitárias contra o seu uso foram enormes, o que incentivou as empresas a investirem no desenvolvimento de produtos sem sal. Essa comoção causou polêmica entre os especialistas da área, o que levou os pesquisadores a fazerem uma série de estudos sobre o uso do ativo nas fórmulas de produtos capilares.

De acordo com o cosmetólogo, Maurício Pupo, foram realizados dois testes: o primeiro foi feito para ver se o uso de shampoo com sal torna o cabelo mais difícil de ser penteado em comparação com cabelos tratados com shampoo sem sal, enquanto o segundo teste avaliou atributos como brilho, maciez, flexibilidade, dentre outros.

"Três tipos de cabelos foram penteados para comparar a resistência ao pentear, mas não foram observadas diferenças entre os cabelos lavados com shampoo comum e os com shampoo sem sal. Um detalhe importante é que os testes foram feitos em cabelos virgens, descoloridos e quimicamente tratados que, em geral, são cabelos mais danificados e vulneráveis", explica Pupo.

Na segunda etapa foram selecionadas três voluntárias com cabelos longos e quimicamente alisados. Durante os testes os cabelos foram repartidos ao meio e cada lado foi tratado com um tipo de shampoo, sem sal ou com sal. Após a utilização do shampoo, foi aplicado condicionador e em seguida, os cabelos foram secos e escovados. Após o processo, as juradas analisaram os seguintes atributos: facilidade de desembaraçar, facilidade para pentear, facilidade de deslizamento, flexibilidade, estática, maciez, volume e brilho. Com as notas obtidas, foi calculada a pontuação média de todos os quesitos e, novamente, comprovou-se que não houve diferença considerável entre os shampoos.

"Nos resultados obtidos nas duas pesquisas, não há nenhuma comprovação de qualquer efeito prejudicial do shampoo com sal sobre os cabelos. Portanto, o sal está completamente inocentado das injustas acusações que vem recebendo nos últimos anos", afirma o cosmetólogo.

Por Paula Perdiz



11 comentários:

  1. Nossa quando eu fiz a progressiva a primeira vez so comprava sem sal... e eram os mais caros...aff
    Agora a maioria nao tem sal ne...
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Sério?? E eu com essa paranoia de só usar shampoo sem sal!! Hum!

    ResponderExcluir
  3. nossa , bom saber
    adorei o post

    beijus

    ResponderExcluir
  4. Olha eu nem sabia que shampoo com sal fazia mal, e so não usava por que ele autera na coloração.... pelo menos isso eu sei que faz diferença pq no uso mudou muito hihi


    beijos
    @Beellyf
    http://www.bellyfcherry.com/

    ResponderExcluir
  5. Bom saber. Eu tava entrando na onda dos shampoos sem sal. Bjs!!!

    ResponderExcluir
  6. nunca vi a diferenca entre sal e sem sal..so sei que o meu cabelo ficou ruim quando lavei com um sem sal..sei la.. bjus

    ResponderExcluir
  7. Isso realmente é novidade para mim!!
    Deixei uma tag lá no blog para você,se quiser responder.
    Bjo Bjo
    http://eutenhopressaemuitacoisameinteressa.blogspot.com/2011/09/tag.html

    ResponderExcluir
  8. Pasmei!!! E os produtos sem sal normalmente são mais caros!!
    Foi bom saber!! Usarei sem culpa!! rsrs

    bjos,

    ResponderExcluir
  9. Viviii já ouvi falar que essa história do sal era mito mesmo, as meninas deveriam ler posts como o seu né. Acabar com essa palhaçada rs, adorei.
    Beijo grande

    ResponderExcluir
  10. Pra falar a verdade, shampoos sem sal não fazem mal ao cabelo, shampoos sem sal foram criados pelo fato de que os com sal diminuir a duração da progressiva nos cabelos.

    Passa no meu blog? Amaria sua visita.
    Caso goste do conteúdo, considere seguir.
    Bjus...

    testandocompaixao.com

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar "De tudo um pouco"
Fico muito feliz com o seu carinho. Volte sempre!
There can be miracles, when you believe!!!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

***A força
da sua inveja,
é a velocidade
do meu sucesso
e a certeza da minha Vitória!!!***