terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Na falta do marido...

17 comentários:
Antes, gostaria de lembrar que tem sorteios rolando nos meus blogs até dia 14, clique 
AQUI e participe. Quem sabe seu presente de Natal não está aqui!


... VOCÊ PODE TROCAR LÂMPADAS, BOTIJÃO DE GÁS E ATÉ A RESISTÊNCIA DO CHUVEIRO LENDO AS DICAS DO TENENTE DO CORPO DE BOMBEIROS!


O gás termina exatamente quando você está finalizando um prato que pretende servir aos convidados no almoço. A lâmpada queima e você está sozinha. "Esses e outros problemas cotidianos podem ser tirados de letra por você com um mínimo de informação", diz o tenente Marcos Palumbo do Corpo de Bombeiros de São Paulo. A única exceção é a troca de resistência do chuveiro, que, dependendo do modelo, pode ser um pouco mais complicada. Segundo Palumbo, as estatísticas de ocorrências atendidas por sua corporação indicam que os homens sofrem mais acidentes do que as mulheres. "Elas fazem o trabalho com mais atenção e concentração, afirma. A seguir, as dicas do tenente para você fazer esses serviços básicos, sem depender de ninguém.

BOTIJÃO DE GÁS
Só há perigo nessa tarefa quando os equipamentos, como a mangueira e o regulador de pressão estão com problema. Essas peças devem estar dentro da data de validade. A mangueira deve ter de 1,10 metro a 80 centímetros e nunca passar por detrás do fogão, pois o calor do forno pode derretê-la. É importante também que a mangueira mantenha uma distância mínima de 1,5 metros dos ralos da casa, porque no caso de vazamento, o gás pode invadir o encanamento. 

Veja o passo a passo para a troca:
  1. Quando a chama do fogão fica amarelada é porque o gás está terminando. Nunca coloque o botijão na horizontal, porque o gás está em forma líquida dentro dele e pode sair sem passar para o estado gasoso, obstruindo as conexões do fogão. 
  2. Desligue os bocais do fogão e a chave liga-desliga do regulador de pressão para interromper o fluxo de gás.
  3. Gire a borboleta para o lado esquerdo e desatarrache o regulador de pressão, retirando-o.
  4. Encaixe o regulador no novo botijão e gire a borboleta para a direita até travar. Sua força é suficiente.
  5. Pegue uma esponja com sabão ou detergente e água, faça uma espuma e coloque sobre o regulador: se formar bolinhas de ar é porque está vazando. Nesse caso, aperte mais. Repita o teste com a espuma e se continuar fazendo bolhas novamente, faça outra vez a operação. "Não vá testar se está vazando gás com isqueiro, isso pode causar o derretimento do regulador e um vazamento de gás com chamas da altura de um poste."
TROCAR LÂMPADA QUEIMADA
Como fica impossível saber se o interruptor está desligado, desligue o disjuntor  (a chave no quadro de luz). Evite subir em cadeiras para alcançar o suporte da lâmpada. Use uma escada com 4 apoios e calçados de borracha, que ajudam a evitar que a corrente elétrica passe pelo seu corpo. Desatarraxe a lâmpada queimada segurando a parte de vidro e girando para a esquerda, e depois coloque a nova, também segurando pela parte de vidro e girando para a direita.

ABRIR VIDRO DE COMPOTA
Quando a tampa está muito difícil de abrir, é porque a pressão dentro do vidro é grande. Basta fazer um pequeno furinho na tampa usando uma chave de fenda pontiaguda, que a pressão sai e a tampa se abre.

RESISTÊNCIA DO CHUVEIRO
A primeira regra é nunca, jamais tocar o chuveiro quando você estiver molhada. Enxágue-se nem que seja com água fria, desligue o aparelho, vista uma roupa e calçado de borracha e só então comece os procedimentos. Em primeiro lugar, desligue o disjuntor do chuveiro no quadro de energia. Depois, desenrosque a parte de baixo da ducha. Assim, logo você terá acesso à resistência. Retire-a. "Em geral, a resistência fica encaixada bem à vista e é só retirar. "Os modelos blindados ou mais complicados necessitam do trabalho de um técnico". Se você conseguir desencaixar a peça, vá a uma loja de material elétrico, compre outra igual e coloque-a no lugar.


LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

***A força
da sua inveja,
é a velocidade
do meu sucesso
e a certeza da minha Vitória!!!***