segunda-feira, 9 de julho de 2012

Lave bem seu rosto em oito passos




Veja o que funciona mesmo na hora da higiene e economize com tratamentos estéticos





Acordar cedo e lavar o rosto ajuda você a despertar, mas o principal benefício deste hábito é sua pele quem sente: ela fica mais clara, ganha poros desobstruídos e oleosidade sob controle. "Além disso, os tratamentos estéticos ficam mais eficientes quando a pele está limpa, pois os produtos penetram com mais facilidade", afirma o dermatologista Carlos Miranda, diretor da clínica A Nova Estética, em Belo Horizonte. 

Lavar o rosto duas vezes ao dia (de manhã e à noite) é a frequência ideal para garantir todos esses benefícios sem desequilibrar o pH da pele. Para evitar irritações ou oleosidade excessiva após a lavagem, dermatologistas chamam a atenção para alguns cuidados, que você confere no passo a passo a seguir.  

Antes de tudo, lave as mãos

A primeira coisa a fazer é deixar as mãos limpas. "Como elas serão usadas para enxaguar e aplicar sabonete e outros produtos, é essencial que estejam livres de bactérias para não contaminar o rosto", explica o dermatologista Carlos Miranda, diretor da clínica A Nova Estética, em Belo Horizonte. Capriche na tarefa: passe sabonete, esfregue uma mão na outra e tire todo o sabão - a fórmula usada nas mãos é muito agressiva para a pele do rosto.
Água muito quente saindo da torneira - Foto: Getty Images

Verifique a temperatura da água

De acordo com Carlos Miranda, o ideal é sempre usar a água em uma temperatura natural ou, em dias frios, levemente aquecida. "A água muito quente, apesar de mais confortável, deixa a pele mais ressecada e desidratada", afirma o dermatologista. Para combater o ressecamento, as glândulas da pele produzem ainda mais óleo, deixando a pele oleosa demais. 

Já a água muito fria provoca um choque térmico na pele, ou seja, causa constrição dos vasos. "Em médio prazo, esse choque pode provocar alterações róseas na estrutura da pele", diz o especialista.  
Pessoa colocando sabonete líquido nas mãos - Foto: Getty Images

Acerte na quantidade de sabão

Geralmente, as fórmulas de sabonete para o rosto são mais suaves e eles não fazem tanta espuma. Não se preocupe com isso, a dose ideal de sabonete líquido deve ser suficiente para espalhar por toda a pele, incluindo a região abaixo do pescoço. Se o sabonete for em barra, faça a espuma nas mãos e vá aplicado no rosto, sem se preocupar em fazer sabão. Para escolher o tipo de sabonete ideal para a sua pele, veja as dicas do dermatologista Carlos Miranda: 

- Pele normal a mista: procure um sabonete neutro e que hidrate e tonifique a pele. Pode conter extrato de hamamélis e alantoína; 
- Pele oleosa: use um sabonete com substâncias mais secantes ou adstringentes, como o própolis; 
Pele seca: prefira produtos mais nutritivos, que hidratam e não fazem muita espuma, como à base de lanolina e óleo de amêndoas.
Mulher lavando o rosto - Foto: Getty Images

Massageie o rosto

Em vez de esfregar a pele com o sabão, faça uma massagem. "A pele do rosto é muito sensível", afirma a dermatologista Cristina Graneiro, da clínica La Liq, no Rio de Janeiro. ?Dependendo da intensidade e da força que você usa para esfregá-la, poodem surgir pequenos ferimentos, arranhões ou um rompimento das fibras de colágeno e elastina, que dão firmeza e sustentação à pele.? 

Uma massagem suave, feita com as pontas dos dedos, pode estimular a circulação local, melhorando a nutrição das células da pele. "Só tome cuidado com a duração dos movimentos, o estímulo exagerado também pode levar ao aumento da oleosidade", adverte Cristina, que recomenda não passar de cinco minutos.  
Bucha vegetal e sabonete - Foto: Getty Images

Passe bucha vegetal

A bucha faz uma esfoliação suave da pele, removendo impurezas e células mortas. "Cuidado apenas para não usá-la com muita agressividade e machucar a pele", afirma Cristina Graneiro. Além disso, evite passar a bucha sempre - usar duas ou três vezes por semana já é suficiente e não desgasta demais a pele - quando ela é muito estimulada, a oleosidade aumenta e os poros podem se obstruir.  
Homem jogando água no rosto - Foto: Getty Images

Enxague com atenção

É comum se esquecer de enxaguar direito algumas partes do rosto. "A área dos olhos, principalmente entre as mulheres, costuma acumular maquiagem e precisa de atenção especial", diz a dermatologista Cristina. Ela conta que a região próxima ao couro cabeludo também costuma ficar esquecida, com acúmulo de resquícios de sabão, que podem deixar a pele irritada e ressecada.  
Mulher passando água fria no rosto - Foto: Getty Images

Finalize com água fria

Enxaguar com água fria no final ajuda a deixar os poros mais fechados. "Isso acontece porque a baixa temperatura leva à constrição dos vasos (vasoconstrição)", afirma Cristina Graneiro. Mas não é preciso exagerar na mudança de temperatura da água para não provocar um choque térmico muito agressivo à pele.  
Homem secando o rosto com toalha - Foto: Getty  Images

Seque com cuidado

Use uma toalha limpa (de preferência uma que você use apenas para secar o rosto) e não arraste ou esfregue na pele. "A melhor maneira de secar é pressionando a toalha levemente contra o rosto, para absorver o excesso de água sem irritar a pele", recomenda a dermatologista Cristina.  

Fonte : Msn - Minha vida

11 comentários:

  1. QUERIDA VIVI,
    DICAS PERFEITAS, ADOREI!
    BJS E ÓTIMA SEMANA!

    ResponderExcluir
  2. VIVI!
    UMA DAS COISAS QUE MAIS GOSTO É LAVAR O ROSTO. DÁ A SENSAÇÃO DE LIMPEZA A PELE E COM TANTOS AGENTES DE SUJEIRO, GORDURA, ETC, NADA COMO MANTÊLA HIDRATADA E LIMPA SEMPRE.
    VALEU AS DICAS!

    Vim desejar alegria, felicidade e muito amor no coração!!
    Desejo uma ótima semana!
    “Crer, é tornar possível o impossível.”
    Carinho não tem preço, doe-se.
    Blogueiras Unidas 1275!
    Luz e paz!
    Cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Adorei as dicas quelida...super importante aprender mais
    Otima semana!
    ♥ Beijos coloridos!

    ResponderExcluir
  4. Nossa, isso é essencial para uma pele maravilhosa! Boas Dicas, curti!

    Beijão


    ♥ Sempre Linda ♥
    http://alwaysbeautif.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Vivi ameii as dicas beijinhos tenha um ótimo dia

    ResponderExcluir
  6. As vezes lavo com tanta presa que nem presto atenção no que estou fazendo .
    Boas dicas.


    Bjs

    www.useihoje.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Adorei essas dicas! Rosto limpo dá uma sensação maravilhosa, depois de tirar a maquiagem eu adoro sentir a pele bem limpa! Achei muito interessante o uso da bucha vegetal! Nunca imaginei que pudesse ser usada no rosto! Muito bom!


    Beijos.

    Kika/Acessarte.

    www.blogacessarte.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. adorei as dicas...

    bjuuu

    respireecase.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Gostei muito das dicas! Bem explicadinhas, guardei bem aqui na memória!^^


    Beijocas!
    http://palomaviricio.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Ótimas dicas, vou levar...
    Beijos querida
    Ana Claudia

    ResponderExcluir
  11. Oieeee....hoje quero compartilhar algo que falou ao meu coração quando entrei em um site da net...Esperança é uma crença emocional na possibilidade de resultados positivos relacionados com eventos e circunstâncias da vida pessoal. A esperança requer uma certa perseverança , acreditar que algo é possível mesmo quando há indicações do contrário. O sentido de crença deste sentimento o aproxima muito dos significados atribuídos à fé.Porque a Fé nos faz alcançar ago que não vemos.Que voce possa ter fé em Deus pra alcançar seus objetivos...bjs te amo em Cristo...boa semana!!

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar "De tudo um pouco"
Fico muito feliz com o seu carinho. Volte sempre!
There can be miracles, when you believe!!!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

***A força
da sua inveja,
é a velocidade
do meu sucesso
e a certeza da minha Vitória!!!***