sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Plantas na Decoração

5 comentários:







Ideias PRAT-K
Plantas na decoração

Decorar a casa com plantas naturais, além de trazer charme e frescor ao ambiente, harmoniza o lar e faz a natureza entrar em contato com o espaço. Mas para decorar, não basta colocar qualquer planta ou folha que julgue bonita em qualquer lugar dentro da casa. Optar em decorar a casa com plantas naturais exige cuidados, disciplina e um bom planejamento.

É fundamental que além da proporção da planta, que o formato, o estilo e a cor dos vasos escolhidos também dialoguem com o design do espaço. Plantas tóxicas como a comigo-ninguém-pode e a copo de leite devem ser evitadas de serem inseridas na decoração de casas que tenham crianças e animais. Se a rotina dos moradores não permitir o cuidado periódico (não só com a rega, mas com o acompanhamento de possíveis ataques de inimigos naturais como fungos, bactérias, vírus, nematóides, insetos, ácaros, moluscos e uma quantidade enorme de outros seres que se alimentam das plantas) pode-se optar pelos cactos e suculentas, que não dispensam a atenção, mas são mais fáceis de cuidar.

Árvore da felicidade, cheflera, guaimbé, hera e monstera são algumas das plantas que podem ser colocadas à meia sombra e ótimas opções para decorar o interior da casa. Já a acmea, azaleia japonesa e a fícus lírata toleram bem locais sombrios. Algumas espécies precisam de luminosidade, mas não toleram o sol direto. É o caso da violeta, das samambaias e de muitas folhagens.

Também existem plantas como o crisântemo, que florescem tanto à meia sombra como no sol pleno. Por isso, antes de escolher qual planta complementará a sua decoração, faça um estudo planejado para saber qual planta será a mais adequada ao seu ambiente. Sara Rollemberg, gerente da Inside Arquitetura e Design, alerta aos cuidados que devemos ter ao colocar plantas dentro do quarto. "Existem gases que são benéficos às plantas, como o CO² (gás carbônico), que auxilia a fotossíntese, e outros, como o CO (monóxido de carbono), que pode ser tóxico. Não é muito recomendado o uso de plantas em dormitórios. Mas o motivo não é porque elas respiram durante a noite e podem competir pelo oxigênio. Acontece que durante o processo de evolução, algumas plantas desenvolveram mecanismos que permitem escapar da ação de insetos filófagos, parasitas que se alimentam da seiva das plantas, podendo transmitir bactérias" esclarece. 
Esses mecanismos são repelentes naturais contra os insetos, e no quarto fechado, podem provocar uma sensação de falta de ar, por isso não é recomendado decorar o quarto, principalmente os das crianças, com plantas naturais. 





Fonte: Bolsa de Mulher



LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

***A força
da sua inveja,
é a velocidade
do meu sucesso
e a certeza da minha Vitória!!!***