Anteontem fui à um evento maravilhoso no CTP - Centro Tecnológico de Desenvolvimento de Pizzas e Massas no Brasil, lançamento do Catupiry Tomate Seco e aula de culinária.
Tivemos a oportunidade de conhecer esse lançamento, aprender sobre a história da pizza ministrado por um dos maiores mestres da Panificação do Brasil - Chef Ronaldo Ayres e degustação das pizzas que nós mesmos fizemos.
Além do encontro com blogueiros de culinária. É sempre bom rever os amigos que fizemos na blogosfera.
CATUPIRY
INOVA COM SABOR TOMATE SECO
Agora as pizzarias, restaurantes, lanchonetes, bares, padarias,
confeitarias, laticínios e indústrias de alimentos terão mais uma opção, com a
qualidade Catupiry, para criar novos pratos e salgados
São Paulo, setembro de 2012. A Catupiry não para de
inovar: seu mais novo lançamento, Catupiry® no sabor Tomate Seco, exclusivo
para o segmento de Food service, acaba de chegar ao mercado. O produto será
vendido na embalagem Pratic de 1,2 kg.
A Catupiry amplia seu portfólio de Food
service com o objetivo de se diferenciar ainda mais, se modernizar e se destacar
junto aos consumidores, que estão sempre em busca de novidades gastronômicas.
Para os fãs do Catupiry®, o requeijão cremoso mais famoso do Brasil, este será
mais um motivo para comemorar e saborear novas possibilidades de usos e
receitas.
De
acordo com Alexandre Delmanto, superintendente Comercial/Marketing da Catupiry,
“este não será apenas mais um lançamento de qualidade. “O novo produto é uma
inovação para todo o mercado de Food service. Nosso objetivo é estimular novas
receitas e ampliar os usos do Catupiry® em pizzas, pratos, salgadinhos,
aperitivos entre outros.”
Nesse
ano, a Catupiry participou da Expo Pizza, maior feira de pizzarias dos Estados
Unidos, e planeja outras feiras e eventos. No ano passado, quando comemorou 100
anos, a Catupiry esteve pela primeira vez
na Apas, lançou uma edição especial de sanduíche de Frango com Catupiry com o
Mc Donalds, promoveu o primeiro encontro de empreendedores no segmento de pizzarias
com a Associação Pizzarias Unidas e fechou parceria com o Senac para participar
ativamente da formação e profissionalização dos futuros chefs em seus cursos de
gastronomia.
Tirei muitas fotos, vou colocar algumas para vocês verem
Sobre a
Catupiry
Fundada em
1911 pelo imigrante italiano Mario Silvestrini, no estado de Minas Gerais, a
empresa foi a criadora da marca de Requeijão Catupiry®, que hoje é sinônimo de
categoria. Em 1949 a Catupiry se
estabeleceu em São Paulo, no bairro do Bom Retiro, onde atualmente está
localizada a matriz. Além da sede na capital, a Catupiry possui mais quatro
unidades espalhadas pelo Brasil.
Catupiry®,
que na língua indígena tupi-guarani significa excelente, completa 100 anos de
fabricação de um produto vencedor, cuja técnica de produção é mantida em
segredo desde 1911. Leite fresco, creme de leite, fermento lácteo, massa coalhada
e sal compõem a base da receita do Requeijão Catupiry®. O tempo de cozimento, a
temperatura durante o processo de fabricação, a dosagem e a alta qualidade dos
ingredientes utilizados também fazem parte da receita. Na década de 90, para
atender a demanda do produto, a tradicional caixinha redonda, originalmente de
madeira, passou também a ser fabricada em polipropileno. Para o consumo
comercial e industrial também foram criadas novas embalagens.
Na década
de 70 com a criação da famosa Pizza de Catupiry® a marca, que hoje é sinônimo
de categoria, se tornou ainda mais conhecida. Antes consumido puro passou a ser
usado por donas de casa e chefs de restaurantes para a composição e invenção de
inúmeras receitas como o “Camarão ao Catupiry”, “Filé ao Catupiry”, pão de
queijo recheado com Catupiry, coxinha com Catupiry, suflê de goiabada com calda
de Catupiry, para citar alguns.
Atualmente
o Requeijão Catupiry® é comercializado no Japão e EUA e o objetivo é levar a
marca para outros países.
Datas:
1911 –
Início da fabricação do Requeijão Catupiry® no estado de Minas Gerais
1922 - O
Requeijão Catupiry® ganhou seu primeiro prêmio: medalha de ouro na Exposição
Internacional de Alimentos do Rio de Janeiro.
1949 –
Transferência da sede para cidade de São Paulo.
1973 -
Catupiry® se destaca como “o requeijão do Brasil” no Dicionário Internacional
de Queijos, Les Fromages, editado pela Les Editions Larousse.
1997 – A
marca Catupiry® foi reconhecida publicamente como Marca Notória pelo INPI
(Instituto Nacional da Propriedade Industrial).
2011 –
Comemoração dos 100 anos do Catupiry® no Brasil