segunda-feira, 11 de abril de 2011

Dicas para fortalecer as unhas

5 comentários:

Dá gosto de ver quando nossas unhas estão fortes, resistentes e bonitas. Além do mais, ter as garras compridas é o sonho de algumas mulheres.
Mas a realidade não é bem assim. Fatores genéticos, comportamentais e ambientais trazem desgaste para as unhas, deixando-as fracas.
O problema é uma queixa comum em consultórios dermatológicos. Provavelmente porque as causas são desconhecidas pela maioria das pessoas. "Existem duas razões principais para o enfraquecimento das unhas: causas patológicas ou deficiência de nutrientes", afirma a dermatologista Miriam Sabino.
Quando faltam certos nutrientes no corpo, em especial vitamina E, proteínas, vitaminas do complexo B e ferro, as unhas e os cabelos são os primeiros a sentir. O motivo é simples. "Como o organismo vê essas partes do corpo como acessórios, quando faltam essas substâncias, ele prioriza a manutenção de alguns órgãos, deixando as ‘garras’ e madeixas de lado", explica a especialista.
E aí vai uma notícia ruim para as moças que adoram um esmalte: pintar as unhas toda semana pode deixá-las enfraquecidas e quebradiças. Isso porque nossas garras precisam "respirar" de vez em quando. Para resolver esse problema, adote um novo hábito. Tire o esmalte dois dias antes de voltar à manicure e deixe as unhas ao natural. Aproveite para hidratá-las, de preferência com um bom creme para as mãos.
Já aquela história de que usar esmalte escuro fortalece as unhas é puro mito. Segundo Miriam, a pigmentação do esmalte não altera os danos causados.
Remover as cutículas, na maioria das vezes, não faz mal. "Salvo em certos casos, como em pessoas que trabalham com produtos químicos ou profissionais da saúde. Se eles tiram a cutícula, podem favorecer o aparecimento de infecções e outras doenças, pois deixam as unhas expostas."
Mas o maior risco de contrair doenças por meio das unhas ainda está nos salões de beleza. É preciso ter muito cuidado com os produtos usados pela manicure. O bom mesmo é cada cliente levar os seus. "Principalmente as lixas, pois o pó que fica nelas armazena os fungos que causam micose", alerta a dermatologista.
Apesar dos riscos, é possível sim manter as unhas fortes e bonitas ao mesmo tempo. Basta ter o cuidado de deixá-las sempre hidratadas, ter uma alimentação balanceada e saudável e não abusar do esmalte. Vale usar aqueles famosos fortalecedores - como o "casco de cavalo" - e cremes com silicone quando necessário.
Agora, se as medidas simples não forem suficientes, é melhor procurar um dermatologista. Unhas quebradiças, com descamação, porosidade ou descolamento podem indicar doenças mais sérias. Então, vale prestar atenção para perceber se as garras são mesmo mais fraquinhas ou se o motivo para o enfraquecimento precisa ser investigado e tratado.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

***A força
da sua inveja,
é a velocidade
do meu sucesso
e a certeza da minha Vitória!!!***