terça-feira, 19 de abril de 2011

Cuidados com a idade

5 comentários:


Largue o cigarro, coma bem e pratique exercícios para manter a saúde em dia

(80% de votos positivos)
Para se manter “inteirona” e “inteirão” com a idade não adianta cuidar só da aparência.“Hoje temos cirurgia plástica, lipoaspiração, Botox. Tudo isso pode ajudar, mas a pessoa precisa se cuidar de uma forma geral”, diz o médico Henrique Canosa, cardiologista do Hospital Samaritano, em São Paulo.
É importante prestar atenção na alimentação, praticar exercícios físicos, não fumar, dormir bem e fazer exames regularmente. “Uma pessoa que se exercita vai pesar menos, ter mais vitalidade e uma pele com melhor aparência. Quem se alimenta de forma saudável também possui menos toxinas no organismo”, avisa Canosa. E alerta que o fumante envelhece mais rápido. “Adquire mais rugas e uma pele com evidências de manchas.”
Ao chegar aos 40, o cardiologista aconselha que todos procurem um médico para verificar a existência de doenças cardiovasculares, além de monitorar anual ou semestralmente o colesterol, triglicérides, diabetes e hipertensão. A frequência ao ginecologista – no caso das mulheres – e ao proctologista para realizar exames de próstata – no caso dos homens – também é fundamental.
Antônio Carlos Moraes, clínico geral do Hospital Copa D’or, no Rio de Janeiro, destaca ainda os cuidados com a pele. “Aos 40 anos, a pessoa já sofreu muito com o sol, então um bom exame de pele é importante”, diz. Tomados estes cuidados, Moraes garante: “Não tenho dúvida de que os que procuram o médico, fazem exercício físico e cuidam da alimentação estarão inteirões e vão envelhecer com qualidade de vida.”

A importância do checkup

Faça exames de rotina e aproveite melhor a vida

Com saúde não se brinca. Apesar disso, muita gente acha que só se deve fazer checkup na meia-idade ou é recomendado para quem sente dores constantes. A verdade é que você deve ficar sempre atento aos cuidados com a saúde. Assim, irá garantir mais qualidade de vida.

"O checkup é a base da medicina preventiva. É mais fácil corrigir determinados males no início do que esperar surgirem as manifestações clínicas", diz a ginecologista Lucila Pires Evangelista.

Confira uma lista com os exames essenciais do checkup e cuide-se!

Exame clínico: o médico avalia o paciente no consultório. Além do exame físico, é feita a análise do histórico de saúde familiar e pessoal.

Sangue e urina: detectam problemas na circulação sanguínea, nos rins, no fígado e nos níveis de ácido úrico e de hormônios. Podem indicar colesterol alto, glicemias elevadas, diabetes e hepatite.

Densitometria óssea: mede a massa óssea para diagnosticar osteoporose e outras doenças que possam atingir os ossos.

Eletrocardiograma (ECG) de repouso: registra, em gráficos, a atividade elétrica do coração quando está em descanso. Auxilia em diagnósticos de cardiopatias (doenças cardíacas, como arritmias) e distúrbios cardiovasculares (obstruções nas artérias coronárias).

Teste ergométrico: avalia a performance do coração sob estresse. Consiste em andar em uma esteira ou pedalar uma bicicleta enquanto a atividade do órgão vital é monitorada.

Fazer checkups regulares garante o bem-estar em qualquer idade

(80% de votos positivos)
Saúde Feminina
Você já deve saber que entre os ingredientes para uma vida saudável estão os exercícios físicos e a alimentação equilibrada. Mas essa receita possui ainda outro item importante: visitas regulares ao consultório médico. E já que a dica vale para qualquer idade, saiba como se cuidar em todas as fases da vida.
Aos 20 anos
Nessa faixa etária, a indicação é o exame papanicolau, feito a partir de células recolhidas do útero, que deve ser realizado todo ano. Além dele, a análise clínica das mamas é importante, e os dois exames são suficientes desde que não haja nenhuma queixa.
Aos 30 anos
Exames de ultrassom do útero e dos ovários são recomendados. Para mulheres com histórico familiar de câncer de mama ou de útero, a mamografia e o ultrassom devem ser feitos anualmente. Se existir histórico de colesterol alto, é preciso fazer exames de sangue. Assim, o médico pode recomendar mudanças na dieta ou atividade física para retardar o processo de possíveis doenças cardíacas.
Aos 40 anos
Como as mudanças hormonais são importantes, a partir dos 40 anos a mamografia anual se torna obrigatória e o papanicolau também. Isso porque nessa fase há maior incidência de câncer de colo do útero e do endométrio. O ideal é fazer ultrassom do útero e do ovário também. Quando a idade se aproximar dos 50 anos, inicia-se a prevenção da osteoporose por meio do exame de densitometria óssea. Se há risco ou tendência para a doença, o teste deve ser realizado anualmente. Caso contrário, a cada quatro anos.
Aos 50 anos
Além de todos os exames já citados, é indicado um checkup geral uma vez por ano. Indica-se, ainda, exame de glicemia para detectar tendência a diabetes e exame de sangue específico para analisar a taxa do hormônio da tireoide.
Saúde Masculina

Dedicar atenção a si mesmo é diminuir riscos e garantir bem-estar

(80% de votos positivos)
Por Ana Carolina Alves
Cuidar do corpo e da saúde não é tarefa só para mulher. O homem também precisa ficar atento a muitas doenças que podem se manifestar em diversas fases da vida. Saber se alimentar corretamente e fazer exercícios físicos de maneira regular são dicas que valem para qualquer idade. Confira a seguir qual é a ocasião correta para realizar certos exames e saiba como prevenir-se e manter-se sempre saudável.
Dos 20 aos 40 anos
Que o corpo masculino funciona bem diferente do corpo feminino todo mundo já sabe. Mas não é porque a saúde feminina é um pouco mais frágil - e requer mais exames e acompanhamento médico - que há motivos para o homem descuidar da sua. “Entre 20 e 40 anos é mais raro o homem apresentar problemas, mas pode acontecer”, afirma o urologista do Hospital das Clínicas, Dr. Leopoldo Alves Ribeiro Filho. Ele explica que, nesta fase, o que geralmente pode ocorrer é o aparecimento de alguma doença sexualmente transmissível (DST´s), pedra nos rins ou, ainda, o paciente querer realizar algum checkup ou exame de espermograma antes de casar-se. Mesmo assim, o conselho é procurar ajuda de um especialista se houver qualquer tipo de dor ou sintoma.
Dos 40 anos em diante
Com a chamada idade do lobo, as complicações começam de fato. Portanto, o homem necessita ficar mais atento à sua saúde. “Exames como o de toque e o de dosagem de PSA (uma proteína que indica possíveis tumores malignos de próstata) devem ser realizados pelo menos uma vez por ano”, explica o urologista do Hospital das Clínicas. Para aqueles que apresentarem histórico de câncer de próstata, o especialista recomenda que sejam feitos exames de seis em seis meses. É importante, ainda, observar se não há sangramento na urina. “Tudo deve ser realizado para evitar preocupações futuras e garantir uma vida saudável”, finaliza.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

***A força
da sua inveja,
é a velocidade
do meu sucesso
e a certeza da minha Vitória!!!***