quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Mocinhos ou vilões da alimentação?

16 comentários:

1 Suco de laranja
É bom porque é rico em vitaminas e minerais, principalmente vitamina C, um potente antioxidante.
Porém, é uma bebida rica em carboidratos e com alto valor energético (um copo de 250 ml tem aproximadamente 82 Kcal), e por isso deve ser consumida com moderação. O ideal seria tomar apenas um copo por dia, por exemplo, no café da manhã.
2 Azeite extra virgem
É bom porque contém ácidos graxos monoinsaturados, gordura com várias funções biológicas benéficas, como redução do triglicérides, maior relaxamento do endotélio (camada interna de revestimento das artérias) e também efeitos antiarrítmicos.
Porém, não é recomendado submetê-lo a altas temperaturas, pois saturam as ligações químicas, tornando-o inadequado para a saúde.
3 Chá verde
É bom porque possui grande quantidade de compostos antioxidantes, contribuindo para a saúde cardiovascular e a prevenção de câncer. Alguns estudos também relacionam o chá verde ao aumento da oxidação de gorduras, o que poderia contribuir para o emagrecimento.
Porém, por ser uma bebida rica em cafeína, seu consumo excessivo pode ser prejudicial à saúde, provocar insônia, agitação e irritabilidade, além de agredir a mucosa gástrica. Recomenda-se o consumo de apenas três xícaras por dia.
4 Castanha
É boa porque tem um valor nutricional bastante expressivo, sendo rica em gorduras monoinsaturada (gorduras saudáveis), vitaminas do complexo B e vitamina E, minerais e antioxidantes. Estudos mostram que o alimento combate o envelhecimento celular, previne diabetes e câncer, além de reduzir o colesterol ruim e aumentar o bom.
Porém, é bom ficar atenta às quantidades, pois são ricas em energia e, em excesso, podem provocar ganho de peso. Por exemplo, duas castanhas-do-Pará são suficientes para garantir as necessidades diárias de selênio.
5 Açaí
É bom porque é rico em vitamina E, fibras, minerais (cálcio, magnésio e potássio), proteínas e gorduras insaturadas (saudáveis). Conta com alto teor de antocianinas, potentes antioxidantes.
Porém, deve ser consumido de maneira equilibrada. Uma porção de 100 g da polpa oferece cerca de 490 Kcal.
6 Café
È bom porque previne a oxidação do DNA e é considerado um aliado na queima de células de gordura.
Porém, compete com a absorção de alimentos ricos em cálcio, diminuindo a quantidade ingerida do mineral. Também pode interferir na qualidade do sono.
7 Granola
É boa porque mistura cereais saudáveis com frutas secas, castanhas e mel. È uma excelente fonte de fibras e carboidratos auxiliando no fornecimento e reposição da energia.
Porém, quando ingerida em grandes quantidades, pode provocar aumento de peso. Uma porção seria equivalente a meia xícara de chá.
Fonte: wrun.terra


LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

***A força
da sua inveja,
é a velocidade
do meu sucesso
e a certeza da minha Vitória!!!***