sábado, 25 de junho de 2011

Sexo : Bom para a saúde

4 comentários:

Especialistas afirmam que fazer sexo traz benefícios ao organismo

(80% de votos positivos)
Você já ouviu a expressão "sexo faz bem à saúde"? Há alguns anos, a sexóloga Marilene Vargas, do Núcleo de Sexologia e Geriatria de Curitiba e membro da Sociedade Europeia, Asiática, Africana, Sul-americana e Norte-americana de Sexologia Médica, foi uma das que disseminaram esse conceito no país. “Mas eu nunca imaginei que a liberação sexual ia transformar-se no que vemos atualmente”, declara. Segundo ela, hoje tornou-se preocupante essa troca constante de parceiros – quase uma competição para saber quem ficou com mais pessoas ao longo do dia, dos meses ou do ano. “Tudo que é exagerado faz mal”, ressalta.
A relação entre saúde e sexo foi estabelecida com base em estudos científicos. Ao longo dos anos, pesquisas revelaram que o ato sexual libera três neurocircuitos: adrenalina, dopamina e serotonina. Esses nomes podem parecer estranhos, mas são responsáveis pela nossa alteração positiva de humor, aumentando a sensação de alegria, bem-estar e até mesmo o prazer de estar com o parceiro.

Sensação de bem-estar

Quando há sentimento envolvido na relação, ocorre a liberação de uma quarta substância, a oxitocina. “É ela que provoca em nós a vontade de ficar ‘coladinho’ com o outro”, explica Marilene. Para você ter ideia, é a mesma liberada pelas mães na hora em que seu bebê nasce. Os homens também possuem esse hormônio no organismo, ativando-o quando existe envolvimento emocional com a companheira.
Os benefícios comportamentais não param por aí. Fazer sexo te faz sentir desejado e, portanto, aumenta a autoestima. “Quanto mais te aceitam, mais é possível sentir-se sedutor”, afirma o terapeuta sexual Amaury Mendes Júnior, do Rio de Janeiro, que trabalha com casais há mais de 25 anos. E Marilene complementa que, para quem sofre de ansiedade ou até mesmo de hipertensão por ansiedade, o sexo é recomendado, pois melhora a pressão arterial e aumenta o bem-estar.
O fisioterapeuta de Catanduva (SP) André Tavares, de 34 anos, é ansioso por natureza. Ele revela que se sente muito bem quando pratica o ato sexual, principalmente porque faz com a pessoa que ama. “Quando fico com alguém que gosto, consigo extravasar, pois é um momento de entrega. Se estou sexualmente ativo, sinto que fico mais produtivo e mais criativo no meu dia a dia”, revela. André acredita também que vivencia mais a sensação de felicidade e plenitude quando pratica a relação sexual com a pessoa amada.

Outros benefícios do sexo

Você sabia que todo o organismo fica em atividade nesses minutos de prazer? “Oxigenamos os músculos, incluindo o coração, principalmente quando temos o orgasmo. Por isso, retardamos o envelhecimento desses órgãos, além de limpar os poros da pele, por causa da transpiração”, complementa Mendes Júnior.
Os benefícios para o corpo vão além. Segundo Marilene, estudos indicam que uma relação com duração de 20 minutos a meia hora melhora a distribuição de gordura na pélvis e nos quadris das mulheres. Fazer sexo faz bem também para indivíduos com problemas renais. “É que o aumento da frequência cardíaca leva oxigenação a todos os sistemas do corpo e, consequentemente, o acúmulo de líquido no espaço intersticial dos rins (edema) diminui”, explica a médica. E ajuda quem tem problemas ósseos, como artrite reumatoide e doenças reumáticas. Uma dica, segundo Marilene, é colocar uma bolsa de água quente nas partes doloridas antes do ato sexual. “Com o tempo, a movimentação causada pela relação ameniza as dores nesses locais”, revela.
Há ainda uma relação entre sexo e problemas cardíacos. Especialistas afirmam que homens entre 40 e 50 anos com disfunção erétil podem acabar descobrindo que têm alguma doença cardiovascular. Por isso, eles indicam exames. “Muitas vezes é um entupimento nas veias e artérias porque eles alimentam-se mal, sofrem muito estresse e são sedentários”, ressalta Mendes Júnior.
Com tantos benefícios para o organismo, fica claro que fazer sexo é bom para a saúde. Os médicos recomendam ainda que seja com um parceiro fixo. E sempre com proteção!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

***A força
da sua inveja,
é a velocidade
do meu sucesso
e a certeza da minha Vitória!!!***