quarta-feira, 20 de julho de 2011

Inverno - Cuidado com a Pneumonia!

7 comentários:

O clima frio do inverno aumenta as chances de ocorrência de infecções respiratórias como pneumonia.
Nesta estação a pneumonia é a principal causa de internação hospitalar no Brasil.

O pneumologista Dr.Alex Macedo afirma que esse aumento de ocorrências chega a 30%, sendo uma das principais causas a mudança de temperatura. O especialista destaca maneiras simples de prevenir a infecção, mesmo para aquelas pessoas que já possuem doença respiratória crônica.

Todos devem ficar atentos e procurar um médico ao sentir sintomas de pneumonia. São eles: febre alta, secreção amarelada, dor no tórax, respiração ofegante e indisposição geral. Mas Macedo afirma que os costumes e os ambientes influenciam também. "O estilo de vida dos moradores dos grandes centros urbanos também é um importante fator que interfere na saúde respiratória", ressaltou. "Nas grandes cidades, ainda existe a poluição potencializada pelo fenômeno da inversão térmica, que se torna um agente importante e muito prejudicial à saúde respiratória", explicou o médico.

De acordo com o especialista, o tratamento deve ser iniciado assim que identificada a pneumonia. Uma das opções é a administração de antibiótico, que deve ser feita sob prescrição médica. "Das pessoas diagnosticadas com a doença, 80% conseguem realizar o tratamento em casa, enquanto as 20% restantes precisam de internação", revelou o Dr. Macedo.

O que é a pneumonia?


A pneumonia acomete com freqüência idoso acima de 65 anos, porém pode afetar também crianças, jovens e adultos saudáveis. É uma doença infecciosa causada pela inflamação dos alvéolos do pulmão, que se enchem de muco e líquidos, prejudicando a troca gasosa. A doença pode ter três causas: infecção viral (causada pelo vírus da gripe), infecção bacteriana (sendo a bactéria Pneumococo a principal causadora da infecção respiratória em adultos) ou infecção por fungos.

Como prevenir a pneumonia:

- Mantenha as mãos sempre higienizadas.
- Evite locais aglomerados.
- Busque uma rotina saudável, visando a qualidade de vida.
- Evite o cigarro, que é mais um fator de risco para desenvolver a pneumonia.
- Procure um médico assim que sentir algum dos sintomas citados acima.


LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

***A força
da sua inveja,
é a velocidade
do meu sucesso
e a certeza da minha Vitória!!!***