terça-feira, 3 de julho de 2012

Dicas e Truques Culinários I

26 comentários:



Hoje vou mostrar algumas dicas e truques culinários para quem é iniciante e também para quem cozinha há anos e não conhece alguns desses truques.
Se você gostou, comente!




Se for aquecer carne em fatias, regue-a com molho de seu gosto (pode ser o próprio caldo que sobrou no recipiente depois do cozimento). 
Quando for cozinhar carne ensopada no microondas, na hora de adicionar os legumes arrume-os sobre a carne, pois ela ficará mais suculenta e macia.
É o único alimento que fica crocante, além de dourar. Se quiser aproveitar a gordura que se desprende, coloca-se sobre o prato normal, se não prepara-se sobre papel absorvente. É também usado como recurso para dourar carnes, deixando com ótimo sabor e aspecto

Para quebrar um coco e soltá-lo da casca facilmente leve-o, perfurado e sem água, ao forno por mais ou menos 3 minutos na potência máxima.

Ovos inteiros expostos ao calor do microondas podem estourar. 
Para cozinhá-los faça assim: Aqueça um copo com água por 2 minutos. Embrulhe o ovo com papel alumínio (parte brilhante para dentro) e leve por 8 minutos na potência máxima. Também há um utilitário há venda para esse fim.

Lingüiça: Pode ser feita cortada em pedacinhos para aperitivo. 1 prato raso leva de 6 a 7 minutos na potência máxima. Inteira, em gomos, perfure com um garfo: 4 gomos levam de 5 a 6 minutos na potência máxima. Usar tampa sobre as lingüiças para proteger dos espirros.E depositadas em prato com papel toalha.

Todo pudim pode ser assado no microondas por 8 a 10 minutos em Potência Alta, eliminando o banho-maria.

Quando quiser colocar um recipiente de tamanho grande dentro do forno microondas, sem que os cantos ao girar encostem nas paredes do forno, vire o prato giratório com as bordas para baixo. Assim ele não girará, porém servirá como base para o recipiente do tamanho necessário. Mas atenção! Este procedimento exige que você acompanhe o tempo de cozimento, abrindo o forno e mudando a posição do recipiente para que todos os lados do alimento cozinhem ou assem de maneira uniforme.

Se o abacaxi que você comprou está muito azedo, ao cozinhá-lo com açúcar, em panela de pressão ou normal, para qualquer tipo de recheio ou outro doce qualquer, experimente colocar uma pitada de bicarbonato de sódio. O abacaxi perde o azedo e fica doce.

Para as fatias de bacon (ou toucinho) não enrolarem ao fritar, molhar antes em água fria. Elas ficarão retinhas.

Batata Frita igual ao MC Donalds: Para as batatas ficarem crocantes por fora e macias por dentro, cozinhe as batatas (com casca)ate ficarem macias (não igual ao ponto de purê), depois de frias e só cortar e fritar, esta dica funciona melhor se forem cortadas as batatas na forma de palito.

Cebola sem choro: Mantenha a boca cheia dágua enquanto manuseia a cebola. Infalível! O princípio ativo ácido da cebola é mais ou menos parecido com o da bomba de gás lacrimogênio: atua nas áreas úmidas ao seu redor, no caso, os olhos. Caso você mantenha algo úmido (a própria cebola por exemplo) durante o manuseio, o ardor dos olhos vai diminuir muito.

Cebola sem choro II: Corte a cebola ao meio. Descasque e corte outra vez no meio. Aguarde l5 minutos para evaporar os gases.Corte a cebola em rodelas ou pique.

Quando as faquinhas da hélice do liquidificador perderem o fio, bata dentro dele algumas cascas de ovos por 3 minutos, elas ficaram afiadas.

Feijão com caldo grosso: Depois de ter cozido o feijão, tire o equivalente a uma concha de grãos, amasse bem e coloque de volta na panela.Misture

Fritura light: 
Para fritar carnes, de qualquer tipo, em vez de óleo utilize um cubinho de caldo de sua preferência (carne, galinha, legumes, etc.) dissolvido em, aproximadamente, 1/2 xícara de (chá) de água. Para evitar que o alimento grude no fundo da panela, prefira as antiaderentes.

Para fazer torresmo pururuca: pique, coloque numa panela com um pouquinho de óleo e deixe até que esteja começando a dourar. Retire os torresmos e leve ao freezer, bem espalhado em uma forma retangular. Quando congelar bem, coloque num saco plástico apropriado e guarde. No dia que for consumir, aqueça óleo ou banha e deite os torresmo ainda congelado. Cuidado porque as peles ao empipocarem, tendem a estourar.


ARROZ - DICAS

1 – Substitua o óleo por manteiga, banha de porco ou de galinha para variar o sabor. 
2 – Quando estiver quase seco, junte salsa ou coentro e deixe acabar de cozinhar.
3 – Para garantir um arroz soltinho, ainda na panela, revire-o todo com um garfo (atenção, não serve colher).
4 – Experimente o arroz de alho: amasse em um pilão ou com auxílio do martelo de carne, uns 3 dentes de alho e refogue-o com a cebola.
5 – Acrescente 1 colher de sopa de massa de tomate ou meia xícara de chá de purê de tomate (desconte ¼ de xícara da água a ser colocada) para deixar o arroz avermelhado.
6 – Em algumas regiões, o vermelho do arroz é conseguido com uma colher de sopa rasa colorífico (também conhecido por colorau).
7 – Se gostar do arroz mais duro ou mais papa, diminua ou aumente a quantidade de água.
8 – Acrescente um ou dois cubos de caldo de galinha, mas, nesse caso, prove antes de colocar o sal, provavelmente, nem seja necessário.
9 – Junte uma colher de chá de açafrão e o arroz ficará com um sabor diferente e amarelinho.
10 – Se o arroz queimar, retire a parte superior, sem mexer no fundo e poderá aproveitá-lo, ainda, a menos que tenha queimado demais e o gosto de queimado tenha passado para a parte de cima. Se isso acontecer, ria muito. Não se preocupe, pois sempre haverá tempo para fazer outro.Isso é normal, já aconteceu comigo algumas vezes, assim como aos melhores cozinheiros do mundo.

FEIJÃO - DICAS


1 – Acrescente uma colher de sopa de massa de tomates ou 1/2 xícara de chá de purê de tomate ao refogado. O feijão ficará avermelhado e com outro sabor.
2 – Dê aquele sabor de "cozinha da fazenda" a seu feijão, usando banha de porco no lugar do óleo do refogado.
3 – Cozinhe com o feijão um pedaço de pele de porco, bacon ou a pele do bacon. Fica hum...
4 – No final do cozimento, experimente colocar coentro picado. Dá ao feijão um sabor diferente, principalmente para quem não está acostumado.
5 – Para preparar o refogado, no lugar do óleo, frite bacon em pedacinhos e proceda normalmente quanto ao restante.
6 – Se tiver em casa, sobrando na geladeira, lingüiça já frita, experimente acrescentá-la ao feijão, no refogado, picadinha. Mesmo sobras de carne assada poderão incrementá-lo. 
7 - Se for congelar, nunca tempere tudo de uma vez, deixe para temperar na hora de servir.

BIFES - DICAS

1 – O sal faz a carne soltar seu líquido. O melhor é fritar um lado e colocar o sal apenas quando virar os bifes, que ficarão mais suculentos. Não é a maneira tradicional,entretanto.
2 – Temperar só com sal é uma forma mais atual, mas se quiser bifes com gostinho de "casa da vovó", tempere-o com alho, sal e vinagre. Pode usar aqueles temperos prontos de alho e sal.
3 – Se quiser fazer bife com molho, antes de colocá-los no mesmo, frite-os como acima descrito e, na mesma frigideira em que foram fritos, refogue os ingredientes do molho (cebola, alho, tomate e o que mais quiser, refogando, primeiro as cebolas e alho, antes de colocar os tomates e temperos).
4 – Varie seus bifes, fritando-os na manteiga e servindo-os com muito alho picado frito na manteiga, por cima.
5 – O processo de fritura, fecha os poros da carne, deixando-a mais suculenta e macia. Daí a necessidade de fritá-los um de cada vez, evitando que junte água.
6 – Outra maneira variar é utilizar azeite de oliva, no lugar do óleo. 
7 – Fritar bifes, infelizmente, suja sempre, o fogão. Adquira uma "tampa" de papel filtro própria para isso, mas, de qualquer maneira, com ou sem "tampa", proteja seu fogão e o chão em volta dele dos respingos de gordura.
8 – A gordura do bife não é muito saudável. Entretanto, os bifes ficarão mais saborosos se fritá-los com a gordura e deixar que cada um retire a parte gorda, já no prato, ou retire-as depois de fritos. Se quiser, tire as gorduras antes de fritar, mas mantenha sempre um pedaço delas na frigideira, enquanto os frita, para passarem seu sabor, enquanto derretem. A menos que esteja fazendo dieta.
9 – O tempo de fritura varia de corte para corte. O contra filé é, mais rápido, pois tem a trama mais aberta. Vai variar, também conforme o gosto de cada um. O bem passado deve ficar também frito na parte interna, que fica de uma cor bege, enquanto o mal passado fica vermelho, ainda e o ao ponto fica rosado. Para um filé com cerca de 2 centímetros de espessura, calcule dois minutos e meio de cada lado, se mal passado, três minutos de cada lado, se ao ponto e quatro minutos para os bem passados. Mas, atenção, não deixe esturricar o bife, pois quanto mais o bife fica na frigideira, mais seco e duro ficará. 
10 – O melhor modo de virar o bife é com uma pinça ou duas colheres, para evitar que se faça furos na carne para que seu suco não se perca.
11 – Reserve sempre uma frigideira apenas para bifes, pois, fritá-los, desgasta o fundo, deixando-o poroso, mesmo as revestidas de teflon ou similar, e logo a tornará imprestável para fritar ovos ou omeletes. O ideal é ter uma frigideira pequena para ovos, uma maior para omeletes e panquecas e outra para bifes, isso, sem falar nas fundas para frituras com muito óleo, como bolinhos. Afinal, não são caras e verá que o investimento vale a pena em termos de custo-benefício.


CARNE ASSADA


Antes de colocar a carne na forma, forre-a por completo com papel alumínio. 
Fazendo isso, você terá menos trabalho para lavar a forma depois.



LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

***A força
da sua inveja,
é a velocidade
do meu sucesso
e a certeza da minha Vitória!!!***