terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Como conservar a maquiagem

10 comentários:

Quanto dura a maquiagem?



A companheira inseparável das baladas precisa de atenção especial. A validade da maquiagem varia de produto para produto, pois depende da formulação que abrange a quantidade e tipo de conservantes.
"No que diz respeito à microbiologia, o que determina esse fator são matérias-primas mais ou menos suscetíveis à contaminação. Uma base para o rosto, por exemplo, é contaminada mais facilmente do que um batom ou um pó compacto", esclarece Antônio Celso da Silva, diretor técnico da Associação Brasileira de Cosmetologia (ABC).
Um produto de base líquida ou aquosa dura menos do que um de base seca (pó). A maquiagem vencida pode ter ativos em decomposição e causar infecções, alergias e irritações Um batom vencido com filtro solar pode perder sua função protetora contra os raios UV.
Além da data de validade presente na embalagem, outros fatores interferem na duração e na qualidade da maquiagem. Guardar e usar a maquiagem de forma errada pode atrair fungos e bactérias. Se você perceber uma alteração de cor, odor, textura e consistência do seu cosmético, jogue fora! Na próxima página, veja os cuidados que precisa tomar para que sua maquiagem não estrague antes da hora.

Dicas de armazenamento e uso




Mulher com pincel na mão

Maquiagem armazenada em local não apropriado pode ser contaminada por micro-organismos. Diferente do que muita gente pensa, guardar os cosméticos no banheiro é uma péssima ideia. Segundo Renata Panteleiciuc, docente do curso de maquiador do Senac São Paulo, a umidade traz a condição ideal para o crescimento de fungos e bactérias.
"Não armazene a maquiagem em locais úmidos, abafados, com alta temperatura e grande incidência direta de luz sobre as embalagens", recomenda a especialista, que também aconselha a manter as embalagens fechadas após o uso.
Acondicione os produtos em local fresco e arejado e sempre use pincel e espátula. Antônio Celso, da Associação Brasileira de Cosméticos (ABC), indica lavar os pincéis periodicamente com água e sabão e, em seguida, passar uma mistura de água e álcool numa proporção 3/7.
O compartilhamento de maquiagem deve ser evitado, pois envolve secreções e pode haver contágio de alguma doença de pele. Dentre os cuidados necessários, a dermatologista Denise Steiner chama atenção para a limpeza da pele antes da aplicação da maquiagem e sua remoção antes de dormir. Para não prejudicar a pele com um produto de qualidade duvidosa, a especialista também recomenda verificar na embalagem o selo da Anvisa.

Por Vanessa Macedo - Equipe Bbel 

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

***A força
da sua inveja,
é a velocidade
do meu sucesso
e a certeza da minha Vitória!!!***